8 de Setembro

Das grandes festas tradicionais que se realizam na freguesia de Alqueidão da Serra, faz parte a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde que ocorre anualmente a 8 de Setembro nos Bouceiros.

Festa Bouceiros 2013 Procissão

Esta festa teve a sua origem numa promessa de um antigo habitante dos Bouceiros por Nossa Senhora da Saúde ter poupado muitos dos animais desta população rural, a uma doença dizimadora.

É de realçar o brio e o bairrismo das gentes dos Bouceiros, no arranjo e ornamentação da Capela ao longo de todo o ano e  também dos andores nos dias de festa.

Festa Bouceiros 2013 Padre Manuel

Mesmo nos anos em que o dia 8 de Setembro ocorre num dia de semana, muita gente participa nesta festa que costuma ter missa solenizada, procissão com andores de bolos e cavacas, filarmónica e tudo o que faz parte de uma grande festa popular.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É com imensa tristeza que verificamos que este ano de 2014 esta festa não ocorrerá nos moldes tradicionais, devido a desentendimentos sem sentido, do mesmo modo que São Bento e Santa Quitéria também não tiveram este ano a sua festa anual.

Existem leis que são comuns a todos os lugares, como por exemplo a entrega na sede da freguesia, no final de cada ano, de uma pequena percentagem dos rendimentos da Capela, uma vez que é na sede da freguesia que estão centralizados todos os gastos comuns como por exemplo a manutenção da residência paroquial, cartório, etc. Também um elemento daquele lugar devia fazer parte do Conselho Económico Paroquial, e as contas da Capela deviam ser assinadas pelo pároco e mais um ou dois elementos do CEP.

Nos Bouceiros entendem que deve ser a comissão da Capela a gerir os lucros da Capela, como sempre aconteceu, e não se mostram disponíveis para cumprir as leis estabelecidas. Este desentendimento arrasta-se há várias décadas. O Padre Frazão debateu-se com este problema durante muitos anos, e tentou por várias formas arranjar uma solução pacífica, mas sem sucesso.

O actual pároco, ao fim de três anos de conversações, viu-se obrigado a tomar medidas drásticas: Não há ordens superiores para a realização das festas nos Bouceiros, enquanto esta situação se mantiver.

E assim deixou de se cumprir a promessa feita pelos nossos antepassados a Nossa Senhora da Saúde. Também São Bento e Santa Quitéria ficam este ano sem a sua festa anual.

Resolvidas que foram as divergências as festas continuaram a realizar-se nos anos seguintes, nos moldes tradicionais.

Esta entrada foi publicada em Datas com História. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s