Frei João do Menino Jesus

João Pires da Silva, filho de João Pires e Catharina Vieira, fez os primeiros votos em 29 de Abril de 1690 e adoptou o nome de Frei João do Menino Jesus.

Nasceu nos Vales, em 1679. Por esta altura a localidade que hoje conhecemos por “Vales” tinha a denominação de “Vales de Ourém” e pertencia à freguesia de São João – Porto de Mós, Bispado de Leiria. Só passou a fazer parte da nossa freguesia numa das várias reformas administrativas do séc. XlX.

Era irmão de Manuel Vieira que também seguiu a vida religiosa entrando para o Convento de Nossa Senhora dos Remédios em Lisboa a 8 de Dezembro de 1696, onde professou a 14 de Dezembro de 1697, adoptando o nome de  Frei Manoel de Santa Maria.

Num manuscrito existente na Secção de Reservados da Biblioteca Nacional de Lisboa, com a cota Cód. 8207/210, lê-se que Frei João do Menino Jesus faleceu em 7 de Março de 1698 vitima de gota coral (epilepsia), tinha dezanove anos de idade.

“Aos 7 de Março de 1698 foi Deus Seruido leuar pare Si ao Irmão frei João do Menino Jezus, corista professo. teue hûa dittosa morte, sendo que padeceo anticipadamente muitos accidentes de gota coral, mas sempre em seu Juizo perfeito, e muito conforme com a uontade de Deus. tinha de idade dezanoue annos, e dous de habito esta enterrado na Caza do Lauatorio da Sanchristia, junto adonde estão os sapatos. Deus lhe tenha a sua alma na gloria, amen.”

Foi dado o nome de Frei João do Menino Jesus ao largo dos Casais dos Vales, onde foi construído o nicho em honra de Nossa Senhora.

Esta entrada foi publicada em Biografias com as etiquetas , . ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s