Usar as flores na nossa alimentação implica o conhecimento das espécies. É de extrema importância saber distinguir as flores comestíveis das restantes.
Apanhar flores comestíveis no meio da natureza é uma actividade que pode ser comparada à colheita de cogumelos, há que saber conhecer as espécies perigosas.
Vamos esquecer as papoilas, os lírios, os cravos, as hortênsias e os malmequeres. Essas não se podem comer. A nossa atenção vai as flores do campo que para além de nos presentearem com sua beleza e outros benefícios, também nos podem servir como alimento.
Mas não basta à flor ser comestível, é necessário também que cresça longe de fontes de poluição. A colheita deve ser realizada de manhã e de preferência com tempo seco.
Para as espécies em que apenas as pétalas são comestíveis, como por exemplo a camomila, cravinas, gerânio e rosa, devem separar-se as pétalas das restantes partes da flor para evitar reações alérgicas ao pólen, e lavar por imersão em água não muito fria, secando e escorrendo em papel absorvente.
As restantes flores, que podem ser usadas completas, lavam-se e limpam-se de restos de caules e partes danificadas.
Utilização das flores em culinária
Em saladas de legumes ou de frutas: alfazema, amor-perfeito, borragem, cebolinho, coentro, couves, rosas, tomilho, etc.
Como guarnição em entradas: queijo fresco esmagado com flores de cebolinho ou coentro sobre tostas guarnecidas com pétalas e flores comestíveis.
Em cubos de gelo: colocar em cada forma uma flor ou pétalas com a face para baixo.
Em geleias: amor-perfeito, rosa.
Flores comestíveis que aparecem nas nossas serras
Borragem
Conhecemo-las pelo nome de “mézinhas”. As flores frescas têm um tom azul e, quando são mais velhas passam para rosadas. São usadas em saladas e decoração de bolos. Esta planta dá às saladas um sabor fresco, ligeiramente salgado e parecido com o do pepino. Tempera-se com endro e cebola.
As flores de Borragem podem ser adicionadas ao vinho e também podem entrar na composição de bebidas alcoólicas.
Camomila
Usada para decorar saladas e pratos, e também para fazer chá que é bastante conhecido por ajudar a dormir e para acalmar os nervos.
Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias.
Dente de Leão
Todas as partes destas plantas podem ser utilizadas. As folhas são colhidas na Primavera, até ao final de Maio e devem apanhar-se mal elas começam a despontar, porque enquanto são novas elas têm um sabor suave. As flores podem ser consumidas quando desabrocham e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno.
As folhas podem ser usadas cruas em saladas, em sumos ou cozidas com com se fossem espinafres.
Girassol
Os botões das flores podem ser cozidos e servidos como espargos. As flores ficam bem em em saladas.
Rosas
Têm inúmeras utilizações. Com pétalas de rosas podemos fazer licor, geleia, gelado, compotas e doces, e ainda decorar bolos e saladas.
Erva de São Roberto
Esta planta é vulgarmente utilizada para fazer chá e é comprada seca para esse efeito, não se aproveitando o que a natureza nos dá… de borla.
Na primavera temos acesso à Erva de São Roberto fresca, que aparece nos campos que nos cercam e podemos usá-la para fazer sumos, saladas, esparregado, ou simplesmente fazer chá com a planta fresca.
Flor de Malvas
As folhas das malvas podem ser comidas cruas, ou cozidas como vegetais. As flores são usadas em saladas.
As malvas acompanham bem as refeições com arroz, tortilhas, carnes e massas.
Madressilva
Chamamos-lhe Maias e são muito apreciadas por causa do seu perfume. O que a gente faz geralmente é chupar o delicioso néctar das flores, sem comer as pétalas.
As flores têm um sabor doce, e são usadas em saladas de fruta, chá, xaropes e pudins. As bagas são tóxicas e não devem ser ingeridas.
Hortelã
As pequenas flores das várias espécies de hortelã são extremamente aromáticas e servem para decorar todo o tipo de pratos. Podem também ser acrescentadas em saladas verdes, saladas de frutas, morangos, mousse de chocolate ou bolo de chocolate.
Couves
Muitas vezes deixamos de aproveitar as couves depois de entrarem em floração, mas a verdade é que as suas flores podem ser usadas em saladas.
Abóbora
As flores da abóbora têm um sabor doce e cortadas em fatias finas podem ser adicionadas a sopas, saladas, omeletes ou ovos mexidos.
Alecrim
O alecrim é uma erva muito usada na cozinha. Com ele se faz tempero para frango, molhos, omeletes, grelhados, etc.