Guiné-Bissau

A guerra de independência da Guiné começou em Janeiro de 1963.  Muitas famílias do Alqueidão (bem como das outras aldeias portuguesas) viram os seus filhos partir para esta guerra, que só terminou depois do 25 de Abril de 1974.

Atualmente as deslocações à Guiné têm como finalidade ajudar as populações locais proporcionando-lhes os meios necessários para viveram com dignidade.

As ações de solidariedade para com o povo da Guiné Bissau começaram em 1990 quando um grupo de pessoas da Fundação João XXIII, lá se deslocou para passar umas férias solidárias, convivendo com a população e ajudando a recuperar as casas de um bairro da Cáritas em Santa Luzia.

Desde essa data, todos os anos, um ou dois grupos de voluntários partem por duas semanas para esta missão, suportando cada um as suas despesas, e lá trabalham e apoiam os projetos que entretanto foram nascendo.

O ano passado o Grupo de Ação Social dos Lazy Millionaires  League (internet marketers) decidiram associar-se à Fundação João XXIII e participaram, pela primeira vez, numa ação de solidariedade fora do país.

Este ano decidiram fazer uma expedição ainda maior, alargando a participação a todos aqueles que têm o desejo de fazer voluntariado em África mas nunca tiveram essa oportunidade.

Missão Guiné

A Fundação João XXIII, que suporta tecnicamente esta missão humanitária, é uma instituição portuguesa com enorme reconhecimento na Guiné por via dos projetos que desenvolve neste país de expressão portuguesa. São eles:

  • Cooperativa Escolar de S. José, em Bissau com 3 escolas no bairro de Bandim, Cuntum e Gericó frequentadas por 2600 crianças, do pré escolar ao 10º ano e com 130 funcionários
  • Cooperativa agricola de Cachungo, em quinta cedida pelo governo guineense no ano 2000 e recuperada pelos atuais 12 jovens  cooperantes. Produção de hortícolas, arroz, floresta e aves. Apoiam 21 tabancas (aldeias) e fazem formação permanente a 120 mulheres.
  • Centro Social João XXIII para projetos de apoio social à população de Ondame e de apoio residencial aos grupos de voluntários que vão fazer férias solidárias organizadas pela Fundação João XXIII.
  • Centro Materno infantil Clínica Bom Samaritano (da missão da Igreja Evangélica. É a única maternidade nesta região com mais de 12 mil habitantes. Pessoal: 1 enfermeira, 3 auxiliares de enfermagem e outros 7 funcionários. Fazem formação de apoio a grávidas, partos, apoio materno-infantil e fornecimento de medicação.
  • Escola Comunitária de Bissá, com várias salas para ensino pré-escolar da opulação de Bissá (Biombo).
  • Rádio Ndjerapa Co estação de rádio regional propriedade da Associação de Jovens de Ondame, para a região de Biombo.

A Missão Hunamitária à Guiné 2015  levou ajuda que foi distribuída não só por estas mas também por outras instituições previamente selecionadas.

20150506_155352 O Castelo de Pombal foi o local escolhido para a partida que aconteceu no dia 1 de Maio de 2015. Na comitiva seguiram treze viaturas ou seja, 1 veículo ligeiro de passageiros + 6  ambulâncias + 6 carrinhas de 9 lugares,  carregadas com diverso material escolar, material hospitalar, roupas, etc.

Levaram também sementes para deixar na Granja João XXIII, exploração agrícola financiada pelos Lazy Millionaires na Missão Guiné de 2014.

Sementes

Este ano tiveram oportunidade de ver que estava tudo impecável, demarcado, limpo. Áreas de cultivo demarcadas, e área de produção aviária também. Estavam já em construção as casas para albergar os agricultores guineenses que vão tomar conta da granja. Formação profissional, gestão, mindset, tudo o que é preciso para um empreendimento de sucesso.

LML

Esta missão contribui igualmente para a formação de professores e voluntários locais na área da informática.

Esta entrada foi publicada em Ações de Solidariedade com as etiquetas , . ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s