Construção
Em tempos muito antigos, as casas eram construídas só com pedras soltas. Depois começaram a ser rebocadas com uma mistura de areia e cal.
A areia vinha de um local a que chamavam “arieiro” e que ficava situado no monte onde estão os moinhos da cabeça, a meio da encosta, do lado que fica voltado para os Vales.
Nesta zona existia uma terra arenosa que se misturava com cal e era depois utilizada para fazer o reboco das paredes de pedra das casas de habitação. Era transportada nas golpelhas, em cima dos burros, até ao local da obra.
A água necessária à construção vinha da Fonte, e era acarretada pelas mulheres, em cântaros que transportavam à cabeça, ou nas cangalhas que colocavam em cima dos burros.
No filme em baixo, as fotos antigas a preto e branco, foram tiradas pelo professor Carlos Alberto Rosa Vieira, na década de 80, a pedido de Alfredo de Matos, com o objetivo de ilustrar o livro “Monografia de Alqueidão da Serra” da autoria de Alfredo de Matos.
O manuscrito deixado por Alfredo de Matos que faleceu em 1992, foi compilado e editado por João Gabriel numa edição em 2 volumes, trabalho terminado em 2010 que nunca chegou a ser publicado.
Antigamente as casas de habitação tinham por regra dois quartos, a casa de fora, a cozinha, uma pequena dispensa e um sótão. Logo em frente à porta da cozinha estava o pátio e os palheiros dos animais. Não existia casa de banho, nem água, nem luz.
O soalho era de madeira, e as paredes caiadas com cal. As arcas onde se guardavam os cereais também serviam de mobiliário, e por vezes até os mais pequenos dormiam em cima delas.
Nos quartos havia normalmente uma cama de ferro e colchão de camisas, e um lavatório.
Na casa de fora havia uma mesa ao centro com algumas cadeiras e um guarda-louça e arca.

A sala. Chamava-se Casa de Fora e era onde se recebia o Sr.Prior pela Páscoa
Na cozinha havia a lareira, um armário com espaço próprio para os cântaros da água, e uma mesa com algumas cadeiras.
Com o passar do tempo os materiais e os métodos de construção foram evoluindo por forma a conseguir maior isolamento e maior conforto.
Apesar de existirem muitas construções com uma arquitetura moderna, também se vão recuperando algumas casas antigas. E ainda existem muitas por recuperar.