Kefir é um probiótico produzido pela fermentação do leite. Tem um aspecto semelhante ao Iogurte, no entanto o seu valor nutricional e terapêutico é muito maior.
A bebida é preparada em casa juntando o Kefir ao leite.
Também existe kefir de água, que se prepara com açúcar mascavado, juntando aos grãos 2 colheres de açúcar por cada meio litro de água.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
– Incrementa o valor biológico das proteínas do leite;
– Sintetiza o ácido láctico, o que diminui a intolerância à lactose e torna mais fácil a digestão do leite mesmo para as pessoas sensíveis ao leite de vaca;
– Sintetiza vitaminas do complexo B;
– Aumenta a resistência a infecções;
– Fortalece o sistema imunológico;
– Acalma o sistema nervoso e, por isso, beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outros problemas;
– Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora;
– Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de prisão de ventre como em casos de diarreia; reduz a flatulência e melhora de forma geral todo o sistema digestivo;
– Diminui o colesterol ruim.
O efeito de “limpeza” que o kefir exerce em todo o corpo ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
Como conseguir o Kefir
As sementes são doadas. Procure na zona onde vive, e encontrará pessoas que doam. o Facebook, há uma página em que pessoas trocam informações sobre doações de sementes de kefir.
COMO PRODUZIR O KEFIR DE LEITE
Ingredientes
- 1 a 2 colheres de grãos de kefir;
- Vasilhame não metálico com capacidade para conter o leite e ainda sobrar cerca de 1/4 do espaço.
- Um recipiente não metálico com a boca larga para coar e armazenar o Kefir;
- Um ou dois copos de leite fresco.
Preparação
Coloque os grãos de Kefir e o leite no vasilhame não metálico. Tape o vasilhame com um pano e deixe-o à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas.
Guarde num armário onde não bata a luz direta do sol, e chocalhe de vez em quando, só para certificar que os grãos estão sempre em contacto com o leite.
Ao fim de mais ou menos 24 horas despeje o conteúdo do vasilhame para um coador não metálico e coe o kefir para dentro de um recipiente também não metálico.
O que acabou de coar é o Kefir pronto para consumo. Este bebida pode ser conservada no frigorífico, mas os grãos não.
Agora lave com água fria, o vasilhame onde os grãos estavam a fermentar e repita o processo juntado mais leite fresco aos grãos.
Vai-se formando uma flor branca dentro do leite, que, passado algum tempo, se pode doar a outra pessoa que passará também a preparar o Kefir em sua casa.
O Kefir deve ser consumido todos os dias de manhã e à noite.
COMO PRODUZIR O KEFIR DE ÁGUA
Num recipiente de vidro, coloque duas colheres de açúcar mascavado para cada meio litro de água mineral (sempre nesta proporção), e junte aos grãos de Kefir. Os grãos de kefir de água são diferentes dos grãos de kefir de leite.
Tape com um pano e deixe feremtar por 24 horas à temperatura ambiente.
Depois coe, com um coador não metálico, beba o liquido ou guarde no frigorífico e reinicie o processo.
O líquido deve ser ingerido em jejum, e ao deitar, à temperatura ambiente ou gelado. Não o misture com sumos de frutas.
Uma vez por semana convém lavar os grãos num coador debaixo de água corrente.
Os grãos multiplicam-se bastante o que faz com que se possa doar muito para outras pessoas.
O açúcar é essencial para manter a colónia viva .Se os grãos não se multiplicarem muito, troque a marca do açúcar mascavado.
Quem sofre de diabetes, pode produzir o kefir com o açúcar da mesma maneira, mas em vez de beber o liquido deve ingerir um grão por dia, com água como se fosse um comprimido.