O nome científico da camomila-vulgar é Matricária recutita. É uma planta medicinal que aparece espontâneamente nas serras que nos rodeiam.
Além de ser ornamental ela também produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. É uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou.
Diz a lenda que atrai dinheiro e que se for plantada em volta da casa afasta o mau olhado.
Simboliza a prosperidade.
A Camomila pode ser usada na culinária, aromaterapia, medicina natural, cosmética etc.
É recomendada no tratamento de irritações cutâneas, constipações inflamações nasais, sinusite, diarreia, insónia, ansiedade, nervosismo, e dificuldade em dormir.
Medicina Natural
Para inalações e tratamento da pele:
Junte 6 colheres de chá de flores de camomila numa taça com 1,5 L de água a ferver. Coloque o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Exponha-se ao vapor durante 10 minutos. As inalações devem ser feitas 2 a 3 vezes por dia.
Para fazer o Chá:
Coloque 2 ou 3 colheres de chá de flores secas de camomila numa chávena e junte água a ferver. Espere durante alguns minutos e coe.
O chá usado diariamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias; misturado com chá de hortelã e mel combate gripes e constipações.
Efeitos colaterais da camomila
Não deve ser utilizada em caso de tratamentos com radioterapia, porque pode interferir na eficácia dos referidos tratamentos.
Estética
A camomila é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural.
A camomila é também muito utilizada em cremes, devido à acção suavizadora da pele.
Culinária
Pão de Camomila
- 3 colheres (sopa) de flores secas de camomila
- 500 ml de água mineral
- Fermento de padeiro
- 4 colheres (sopa) de água
- 5 chávenas de chá de farinha de trigo
- 1 chávena de chá de farinha de trigo integral
- 1/2 colher (sobremesa) de sal
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de linhaça
Ferva 500 ml de água e desligue o fogão.
Faça a infusão da camomila por 7 minutos.
Numa panela, dissolva o fermento em 4 colheres (sopa) de água e reserve.
Depois de o chá de camomila arrefecer, misture todos os ingredientes (farinha de trigo normal e integral, sal, mel e linhaça) na água com o fermento, até formar uma massa homogénea.
Amasse muito bem durante 8 minutos até a massa ficar lisa e macia (se necessário, junte farinha).
Por fim faça uma bola, polvilhe com farinha, cubra com um guardanapo e deixe num ambiente arejado até a massa duplicar de volume.
Assim que a massa crescer, pressione-a para que todo o ar formado durante a fermentação se libere. Faça então dois pães e coloque-os numa em forma polvilhada com farinha. Deixe o pão crescer dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 30 minutos.
Bolo de Camomila
- 1 chávena de farinha de trigo sem fermento
- 4 saquinhos de chá de camomila
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 chávena de açúcar
- 4 ovos
- 6 colheres de sopa de manteiga derretida
Para o xarope de camomila:
- 1 saquinho de chá de camomila
- 125ml de água
- 125g de açúcar amarelo
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar e polvilhar com pão ralado uma forma de bolos.
Colocar o conteúdo dos saquinhos de chá num moinho de café e moer até ficar em pó (vão ficar uns pedaços ligeiramente maiores, mas não faz mal).
Numa tigela colocar todos os ingredientes secos e misturar, juntar depois os ovos e a manteiga derretida e misturar bem. Deitar a massa na forma e levar ao forno durante 30 minutos.
Entretanto faz-se o xarope de camomila, fervendo o açúcar e a água num tacho durante 5 minutos, juntando o saquinho de chá quando faltar 1 minuto para terminar o tempo.
Retirar o bolo do forno e desenformar. Deitar o xarope de camomila a ferver por cima.