O numero 1 do Jornal “CRUZEIRO” saiu em Março de 1994. Era uma publicação mensal, tinha o preço de cem escudos, e foi criado com a finalidade de incentivar o debate sobre os diversos aspectos da vida da freguesia, e para que não se perdessem alguns valores e tradições da nossa terra que já estavam a cair no esquecimento.
Colaboraram na primeira edição deste Jornal: Pedro Matos Inês Santos, Carla Santos, Inocêncio Amado, Isabel Correia, Amélia Vieira e Carlos Rosa. Muitos outros colaboradores escreveram os seus artigos para as publicações que se seguiram.
No seu primeiro EDITORIAL, Pedro Matos dá a conhecer as razões que levaram um grupo de Alqueidoenses a criar este jornal e a sua pretensão de contribuir para o enriquecimento cultural da população e promover os valores culturais do Alqueidão, bem como as relações de amizade e solidariedade entre as pessoas.
O jornal mensal do Alqueidão era sempre aguardado com grande expectativa porque tratava de assuntos muito variados, que eram do interesse de todos, e que iam desde a politica ao futebol passando pelas histórias das famílias mais antigas, pelos seus usos, costumes e tradições.
CRUZEIRO – Jornal Mensal de Alqueidão da Serra
- Propriedade: Cooperativa Cultural Cruzeiro
- Sede: 2480 Alqueidão da Serra
- Diretor: Pedro Matos
- Redatora: Amélia Vieira
- Colaboradores: João Gabriel; Marta Matos; Carlos A. Rosa; Eugénia Batista; Inocêncio Amado; Isabel Correia; Jorge S. Pereira, Paulo Rosa, Fernando Amado;
- Distribuidores: Sandra Carvalho, Suzy Santos e Márcio Saragoça.
- Impressão: Gráfica da Batalha
- Tiragem: 400 exemplares
- Depósito Legal nº 80091/94