Esta é uma planta que se adapta a diversos tipos de ambientes e aparece dispersa pelos terrenos não cultivados. Floresce de Maio a Agosto.
Seu nome científico é Silene Vulgaris, mas também é conhecida por erva traqueira ou Bexiga Candelária. No Alqueidão ela tem o nome de “Impichas” e é considerada uma erva daninha, tal como as más línguas.
Curioso é que, segundo a Wikipédia (em espanhol, francês e Italiano), esta planta é comestível e pode ser consumida em cru em saladas, ou usada como ingrediente na confeção de alguns pratos. Por exemplo, as folhas mais velhas são consumidas cozidas, fritas ou refogadas com alho. Também as utilizam na confeção de omeletes e arroz.
Antigamente as crianças nas suas brincadeiras pressionavam estas flores, e o seu rebentamento provocava um ruído a que achavam muita graça. Chamavam-lhe “Berros”.