Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi. É uma festa com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa, a fim de celebrar o mistério da Eucaristia.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
No Alqueidão realiza-se neste dia a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, percorrendo as ruas em redor da Igreja.
No fim da procissão é dada a Benção com Jesus Sacramentado.
Feriado Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado. A partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, pelo menos até 2017, altura em que a decisão sobre os feriados seria revista.
No inicio do ano de 2016 o Governo já tinha anunciado a reposição dos feriados religiosos que foram suspensos em 2012, e apenas se aguardava a resposta da Santa Sé, que acabou por ser favorável:
“A Santa Sé (…) acolhe agora com agrado a decisão do actual Governo português de devolver às referidas Solenidades religiosas católicas o carácter de feriados, voltando ao status quo ante, tal como consta no Artigo 30 da Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa”.
E assim foram repostos, ainda em 2016, os Feriados Religiosos “Corpo de Deus” e “Dia de Todos os Santos”.
O feriado móvel do dia do Corpo de Deus é sempre celebrado a uma quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa.
Porque Celebramos o Corpo de Deus
A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada em 1246 na cidade de Liège, na atual Bélgica, e tinha como objetivo reafirmar a fé do Povo de Deus em Jesus Cristo vivo e realmente presente na Eucaristia.
Na Eucaristia, pela consagração do pão e do vinho realiza-se uma mudança da substância do pão na substância do corpo de Cristo, e da substância do vinho na substância do sangue de Cristo. Depois da consagração feita pelo sacerdote, ainda que o pão e o vinho mantenham a mesma aparência, a sua substância já não é a mesma.
Voçê acredita nisto? Acredita que a Eucaristia é o próprio Cristo? Que é o Seu corpo, sangue, alma e divindade que se encontram plenamente presentes no pão e no vinho consagrados?
Na verdade a aparência da hóstia continua a mesma depois da consagração, para acreditar que ela agora é o Corpo de Cristo é necessário ter fé, ou então seria necessário analisar uma hóstia consagrada para verificar. Talvez por isso tenham acontecido por esse mundo fora situações que ninguém consegue explicar. É “o Mistério da Eucaristia”.
Em Buenos Aires
Em Lanciano – Itália
Santarém – Portugal
Uma vez por ano se celebra a festa do Corpo de Deus, mas todos os dias em que participamos na missa, na consagração, este milagre acontece. Quase ninguém repara nele.