O nome desta planta é Mostarda, mas no Alqueidão ela é conhecida pelo nome de Saramagos. Na primavera ela apresenta-se como um mar de flores amarelas espalhadas pelos terrenos não cultivados, e pelas bordas dos caminhos.
Antigamente esta era uma das plantas utilizadas na alimentação dos animais, mas depois que a criação de gado deixou de ter expressão na nossa terra, os saramagos são só uma flor do campo sem nenhuma utilidade.
Em alguns países esta planta, conhecida pelo nome de Mostarda é considerada uma hortaliça. É usada para fazer sopas e saladas.
As sementes da planta são utilizadas desde a Antiguidade, tanto no uso culinário como medicinal. Os egípcios usavam a mostarda para combater problemas respiratórios.
Dizem que a mostarda é rica em vitamina A, responsável pela integridade da pele e das mucosas, vitaminas do complexo B, importante no metabolismo energético, e em sais minerais, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos do corpo humano.
Na Minha terra, a Ilha Das Flores (Açores), antigamente, quando não havia fartura de hortaliças, como couves e nabos, ia-se pelos campos apanhar o saramago, uma espécie de nabo bravo, muito amargo (na Ilha Terceira até lhe chamavam ‘saramargo’). Os Botânicos dão-lhe entre outros nomes, a designação de Rpaphanus raphanistrum. Por isso, lembro-me de minha mãe os escaldar bem antes de o cozer. Depois, com batata e algum grão de feijão, com um osso de porco da salgadeira, fazia uma sopa muito saborosa. Já adulto, morava nessa altura em Castelo Branco, na época própria, ia apanhar uns saramagos para matar saudades da sopa da minha infância…
GostarLiked by 1 person