Chamamos “Pampilhos” a uma planta que floresce na primavera e aparece à beira dos caminhos e nos terrenos baldios de grande exposição solar.
Noutras regiões do país esta planta também é conhecida por pampilho-das-cearas, estrela-de-ouro, margarida, etc. Ela espalha-se por todo o lado enchendo os campos de um amarelo vivo. O seu nome científico é Chrysanthemum coronarium.
A flor confunde-se facilmente com Margaridas.
Embora a maioria dos pampilhos que aparecem nos nossos terrenos sejam completamente amarelos, também se encontram alguns brancos só com um círculo amarelo no meio, mas são raros.
Os nossos antepassados usavam pampilhos contra as dores de cabeça e estados gripais.

Pampilhos a beira da estrada velha para Porto de Mós em 2014. Nos anos seguintes eles já não apareceram neste local, porque foram queimados com produtos químicos numa acção de limpeza de bermas de estradas e caminhos.
O nome Pampilho também é dado a um doce regional. Pampilhos são uns bolos que têm um aspecto comprido e fino e são feitos com ovos-moles e canela. Embora sejam tradicionais da região de Santarém estes bolos também existem noutras regiões do país, como por exemplo na Pastelaria “Biscoito” no Alqueidão da Serra.