Cardos

Na natureza que nos rodeia ainda podemos encontrar, pelo menos, três espécies diferentes de cardos, mas antigamente existiam outros que hoje em dia já não se veêm por aqui. É o caso das Tengarrinhas, que era um cardo que as pessoas apanhavam para cozinhar, e que em tempos antigos matou a fome a muita gente.

Tengarrinhas já não existe, embora no ano 2015 ainda tenha sido possível encontrar alguns destes cardos, em 2016 eles já não nos brindaram com a sua presença, mas ainda temos o cardo-dos-picos, o cardo-do-coalho e o cardo-mariano.

Cardo-dos-picos

Os cardos mais vulgares por estas bandas são os Galactites tomentosa, que ocupam os terrenos não cultivados. Têm entre os 20 e os 80 cm de altura, florescem na primavera e deixam a paisagem completamente pintada de lilás.

Os caules nascem a partir de uma roseta de folhas que desaparece no decorrer do desenvolvimento da planta.

DSCN4311 (2)

As flores destes cardos são muito visitadas pelas abelhas e dão origem a um mel muito saboroso.

cardo (3)

As flores dos Galactites tomentosa são lilás, no entanto aparecem alguns exemplares muito raros que apresentam flores brancas. Por acidente, ficaram despigmentadas.

cardo (4)

Cardo-do-Coalho

Aparece nos locais mais pedregosos, chama-se Cynara cardunculos, e é o único cardo capaz de coalhar o leite.

Cynara CaedunculusEste cardo está em vias de extinção nesta zona, mas ele também pode ser cultivado. É muito utilizado em medicina natural porque melhora a função hepática e da vesícula biliar, estimula a secreção dos sucos digestivos, especialmente bílis, e reduz os níveis de colesterol no sangue.

Cardo Mariano

Outra variedade de cardo que também aparece em pouca quantidade, e com forte tendência para desaparecer, é o Cardo Mariano (Silybum marianum), que é muito utilizado em medicinas alternativas.

DSCN5048 O Cardo Mariano está entre os mais antigos medicamentos naturais que encontramos nas ervanárias devido às suas propriedades terapêuticas, porque:

  • mantém a função do fígado saudável
  • mantém a  pele saudável e limpa
  • mantém a função saudável da vesícula biliar
  • ajuda a reduzir os níveis de colesterol
  • tem incríveis efeitos desintoxicantes.

O chá de cardo mariano tem sido usado para tratar casos de hepatite, cálculos biliares, cirrose causada pelo álcool e colesterol elevado, e também fama de ser um remédio para estados depressivos, mas está contra indicado para crianças e pessoas problemas renais, gastrites e hipertensão.

 

Esta entrada foi publicada em Plantas Silvestres. ligação permanente.

Uma resposta a Cardos

  1. Jorge Reis Amado diz:

    O “cynara cardunculus”, ou cardo-de-coalho, é mais conhecido por alcachofra. Existe uma variedade cultivada, muito apreciada para a alimentação. Os estames de ambas as espécies servem para coalhar o leite.

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s