Na natureza que nos rodeia ainda podemos encontrar, pelo menos, três espécies diferentes de cardos, mas antigamente existiam outros que hoje em dia já não se veêm por aqui. É o caso das Tengarrinhas, que era um cardo que as pessoas apanhavam para cozinhar, e que em tempos antigos matou a fome a muita gente.
Tengarrinhas já não existe, embora no ano 2015 ainda tenha sido possível encontrar alguns destes cardos, em 2016 eles já não nos brindaram com a sua presença, mas ainda temos o cardo-dos-picos, o cardo-do-coalho e o cardo-mariano.
Cardo-dos-picos
Os cardos mais vulgares por estas bandas são os Galactites tomentosa, que ocupam os terrenos não cultivados. Têm entre os 20 e os 80 cm de altura, florescem na primavera e deixam a paisagem completamente pintada de lilás.
Os caules nascem a partir de uma roseta de folhas que desaparece no decorrer do desenvolvimento da planta.
As flores destes cardos são muito visitadas pelas abelhas e dão origem a um mel muito saboroso.
As flores dos Galactites tomentosa são lilás, no entanto aparecem alguns exemplares muito raros que apresentam flores brancas. Por acidente, ficaram despigmentadas.
Cardo-do-Coalho
Aparece nos locais mais pedregosos, chama-se Cynara cardunculos, e é o único cardo capaz de coalhar o leite.
Este cardo está em vias de extinção nesta zona, mas ele também pode ser cultivado. É muito utilizado em medicina natural porque melhora a função hepática e da vesícula biliar, estimula a secreção dos sucos digestivos, especialmente bílis, e reduz os níveis de colesterol no sangue.
Cardo Mariano
Outra variedade de cardo que também aparece em pouca quantidade, e com forte tendência para desaparecer, é o Cardo Mariano (Silybum marianum), que é muito utilizado em medicinas alternativas.
O Cardo Mariano está entre os mais antigos medicamentos naturais que encontramos nas ervanárias devido às suas propriedades terapêuticas, porque:
- mantém a função do fígado saudável
- mantém a pele saudável e limpa
- mantém a função saudável da vesícula biliar
- ajuda a reduzir os níveis de colesterol
- tem incríveis efeitos desintoxicantes.
O chá de cardo mariano tem sido usado para tratar casos de hepatite, cálculos biliares, cirrose causada pelo álcool e colesterol elevado, e também fama de ser um remédio para estados depressivos, mas está contra indicado para crianças e pessoas problemas renais, gastrites e hipertensão.
O “cynara cardunculus”, ou cardo-de-coalho, é mais conhecido por alcachofra. Existe uma variedade cultivada, muito apreciada para a alimentação. Os estames de ambas as espécies servem para coalhar o leite.
GostarGostar