O Posto do Leite

Quando não existiam pacotes de leite

A população do Alqueidão dedicava-se à agricultura e criação de gado.

alqueidão

Os que optaram pela atividade leiteira criavam os animais ao ar livre e depois da ordenha vendiam o leite, no próprio dia, de porta em porta.

Uma das pessoas que vendeu leite de porta em porta durante muitos anos foi a ti Céu. Ela percorria o Alqueidão todo a pé, carregada com a bilha de leite para vender em cada casa, o leite necessário para aquele dia.

Foi assim até à criação do Posto do Leite.

Posto do Leite

tanqueO pequeno edifício ficava nas Calçadas. Tinha dois grandes tanques (silos) para armazenagem do leite e um sistema de arrefecimento. Todos os dias os produtores entregavam aqui a sua produção de leite que depois era vendido à Ribacal (Santarém).

A função do Posto do Leite era receber, resfriar e enviar.

Em 31 de Dezembro de 1981 o Posto do Leite ainda existia, e tinha como responsável a ti Céu que toda a gente conhecia como a ti Céu do Leite.

O modo de vida das pessoas mudou de tal modo que o Posto do Leite fechou por já não haver razão para ele existir. Acabou a criação de gado e a produção de leite na freguesia do Alqueidão. Os habitantes emigraram, voltaram-se para a extração da pedra preta, emigraram de novo.

Céu do Leite

2015

O tempo passou, todos nos habituamos a ver o leite em pacotes nas prateleiras dos supermercados e já quase ninguém se lembra que em tempos a ti Céu vendeu leite de porta em porta, mas ainda todos a conhecem como a Céu do Leite.

Em 28 de Junho de 2016 a ti Céu faleceu, vitima de uma doença que lhe causou muito sofrimento, no entanto ela viverá para sempre no nosso coração.

 

Esta entrada foi publicada em Actividade Económica. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s