Criado a 4 de Maio de 1979 o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. É uma área protegida que tem por objectivo a proteção da natureza e a defesa do património arquitectónico que existe nas Serras de Aire e Candeeiros. Dele fazem parte os municípios de Alcobaça e Porto de Mós (no distrito de Leiria) e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém (no distrito de Santarém).
O parque está enquadrado no Maciço Calcário Estremenho, abrange as duas serras que lhe dão o nome e ainda o planalto de Santo António e o planalto de São Mamede.
O clima da área do PNSAC que se caracteriza por estabelecer a transição entre as condições mediterrâneas e atlânticas, é húmido e de temperaturas médias.
Na floresta destacam se determinados tipos de árvores tais como o carvalho cerquinho – espécie que só se encontra na Península Ibérica e Norte de África – o carvalho negral e pequenas zonas de azinheiras, de sobreiros, de ulmeiros e de castanheiros.
Das plantas autóctones características destacam-se as plantas aromáticas, medicinais e melíferas (usadas para a criação do mel).

Alecrim
A oliveira marca a presença e domina a vegetação não espontânea.
Da flora do PNSAC fazem parte inúmeras espécies de flores silvestres, ervas aromáticas e medicinais.
Para além do javali e dos esquilos, as aves são o grupo com maior número de representantes nesta área protegida. São conhecidas mais de cem espécies que aqui permanecem.
Os maravilhosos percursos pedestres permitem um contacto direto com a natureza trazendo a paz e a serenidade aos nossos dias.