Jupéro e a Restauração da Diocese

“UM ALVITRE: O BISPADO DE LEIRIA”

Padre Júlio Pereira Roque

Foi com este título de capa, impresso no velhinho jornal “O Portomosense” de 21 de Novembro de 1903 que o padre Júlio Pereira Roque (Jupero) deu a conhecer, pela primeira vez, a sua visão: viver numa diocese de Leiria restaurada.

Recorde-se que o bispado de Leiria havia sido extinto há 22 anos por decreto papal de Leão XIII com data de 30 de setembro de 1881.

A visão do padre Júlio, inspirada na figura e nas memórias do velho pároco de Porto de Mós, Manuel do Espírito Santo, que coadjuvava, passou a guiar os seus dias, a encher de tinta a sua caneta de cronista fogoso na veste de um jovem padre, a atrair adeptos para a causa da restauração do bispado, mas também a criar muitas inimizades.

Na pacatez da sua vida de padre coadjutor em Porto de Mós, Jupéro soube ler algumas notícias vindas de Roma como a janela de oportunidade para concretizar a sua visão.

Com efeito, o papa Leão XIII morrera aos 93 anos de idade, nesse ano de 1903 e o seu sucessor, o papa Pio X, nomeou D. José Alves de Matos, natural do Souto da Carpalhosa, Leiria, para Arcebispo de Mitilene, título atribuído ao bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

Naquela época, a parte sul da diocese de Leiria pertencia precisamente ao Patriarcado de Lisboa e a nomeação daquele ilustre leiriense deu a Jupéro o pretexto para iniciar a campanha pela restauração do bispado.

O padre Júlio depositava em D. José Alves de Matos fundadas esperanças na concretização do seu sonho e em 21 de Novembro iniciou, com o seu artigo de opinião “Um Alvitre: o Bispado de Leiria”, uma difícil e longa campanha pela restauração da Diocese de Leiria.

Continua…

(O autor destes textos, João Amado Gabriel, é sobrinho bisneto do Padre Júlio Pereira Roque. É jornalista e exerce funções de repórter de imagem na TVI.)
Esta entrada foi publicada em Restauração da Diocese. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s