A Pedra na Natureza
A Calçada à Portuguesa é uma herança histórica. Registe-se que a sua extracção já se fazia em boa escala, antes de 1758. O depoimento é do pároco da Freguesia. Chamava-se ele Sebastião Vaz. Deixou escrito que, neste tempo, muita pedra preta fora arrancada e saíra para diferentes sítios, e era utilizada em tribunas.
O termo “Calçada Portuguesa” apareceu nos meados do século XX, depois de se ter pavimentado sistematicamente a cidade de Lisboa com uma pedra miúda, branca de lioz ou calcário (vidraço) e a preta de basalto ou calcário.
É uma técnica de aplicação com pedra meramente irregular que permite a formação de desenhos baseados no contraste claro-escuro.
A pedra para calçada foi também muito utilizada pelos Árabes, pelos Castelhanos e também pelos Romanos, na construção de estradas e pavimentos.
Existe ainda um troço de estrada construída pelos Romanos e que seguia até Tomar.
Foi também muito utilizada, durante o reinado de D.João II, nas cidades de Lisboa e Porto, construção de ruas, e no embelezamento das zonas ribeirinhas. A praça da Republica em Lisboa foi calcetada em 1883 e foi utilizada a pedra preta do Alqueidão para fazer os motivos decorativos. Também a praça 5 de Outubro em Caldas da Raínha, a Praça Rodrigues Lobo em Leiria, e muitas outras praças por todo o país. Por ser bastante funcional e decorativa, rapidamente saiu das cidades para as outras zonas do país, e espalhou-se também por vários outros países europeus.
Extracção e Corte
Para a extracção da pedra, primeiro procede-se ao desmonte da rocha utilizando uma giratória. Seguidamente divide-se a rocha, fazendo-lhe diversos furos com um martelo pneumático. Depois com a marreta esta pedra é cortada em blocos de 40 a 20 com, que vão depois ser partidos com um martelo, para a produção de calçada com as dimensões de 4/5cm, 5/7cm, 9/11cm ou 12/13cm. Existe pedra para calçada branca, Preta, Cinzento escuro, cinzento claro e Cor de Rosa.
Pode ler-se na revista “Visão” um artigo sobre os nossos exploradores de pedreiras, e as grandes dificuldades que já sentem para escoar a pedra que produzem.
O Trabalho Final
O Calcetamento é efectuado pelos calceteiros, técnicos especializados que colocam a pedra por cima de uma camada granular fina com a ajuda de martelinhos. Para isto é necessário proceder à compactação de terreno. Seguidamente pode ser necessário colocar pó de pedra ou areia para a obtenção de uma boa base para a colocação da calçada.