Indústria Extractiva

A Pedra na Natureza

A Calçada à Portuguesa é uma herança histórica.  Registe-se que a sua extracção já se fazia em boa escala, antes de 1758. O depoimento é do pároco da Freguesia. Chamava-se ele Sebastião Vaz. Deixou escrito que, neste tempo, muita pedra preta fora arrancada e saíra para diferentes sítios, e era utilizada em tribunas.

O termo “Calçada Portuguesa” apareceu nos meados do século XX, depois de se ter pavimentado sistematicamente a cidade de Lisboa com uma pedra miúda, branca de lioz ou calcário (vidraço) e a preta de basalto ou calcário.

É uma técnica de aplicação com pedra meramente irregular que permite a formação de desenhos baseados no contraste claro-escuro.

A pedra para calçada foi também muito utilizada pelos Árabes, pelos Castelhanos  e também pelos Romanos, na construção de estradas e pavimentos.

Existe ainda um troço de estrada construída pelos Romanos e que seguia até Tomar.

 Foi também muito utilizada, durante o reinado de D.João II, nas cidades de Lisboa e Porto, construção de ruas, e no embelezamento das zonas ribeirinhas. A praça da Republica em Lisboa foi calcetada em 1883  e foi utilizada a pedra preta do Alqueidão para fazer os motivos decorativos. Também a praça 5 de Outubro em Caldas da Raínha, a Praça Rodrigues Lobo em Leiria, e muitas outras praças por todo o país. Por ser bastante funcional e decorativa, rapidamente saiu das cidades para as outras zonas do país, e espalhou-se também por vários outros países europeus.

Extracção e Corte

Para a extracção da pedra, primeiro procede-se ao desmonte da rocha utilizando uma giratória. Seguidamente divide-se a rocha, fazendo-lhe diversos furos com um martelo pneumático. Depois com a marreta esta pedra é cortada em blocos de 40 a 20 com, que vão depois ser partidos com um martelo, para a produção de calçada com as dimensões de 4/5cm, 5/7cm, 9/11cm ou 12/13cm. Existe pedra para calçada branca, Preta, Cinzento escuro, cinzento claro e Cor de Rosa.

Pode ler-se na revista “Visão” um artigo sobre os nossos exploradores de pedreiras, e as grandes dificuldades que já sentem para escoar a pedra que produzem.

O Trabalho Final

O Calcetamento é efectuado pelos calceteiros, técnicos especializados que colocam a pedra por cima de uma camada granular fina com a ajuda de martelinhos. Para isto é necessário proceder à compactação de terreno. Seguidamente pode ser necessário colocar pó de pedra ou areia para a obtenção de uma boa base para a colocação da calçada.

Em Alqueidão da Serra

Placa Indicativa da Entrada na Aldeia

Placa Informativa

Mesa de Jardim

Chão da sede da Junta de Freguesia

Em Espanha

Esta entrada foi publicada em Actividade Económica. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s