Dona Conceição

Chamava-se Maria de Jesus da Conceição Amado Rosa e nasceu em Alqueidão da Serra.

Era filha de Francisco Vieira da Rosa e de Maria de Jesus Amado. Irmã de Ilda Maria Amado, Maria Ema Amado e Carlos Amado Rosa.

Maria de Jesus da Conceição Amado Rosa

Tirou o curso de professora primária, e ficou a dar aulas na sua terra natal: Alqueidão da Serra.

Nos anos de 65/70, com o Padre Américo como lider, todas as férias grandes os estudantes, organizavam uma grande burricada, sempre para a serra, onde passavam o dia, e lá cozinhavam o almoço, cantavam, dançavam, etc. Era a Burricada dos estudantes.

Nesse tempo ser estudante, era um privilégio, era uma pequena elite.

A Dona Conceição passou a vida inteira dedicada ao ensino. Era uma professora muito exigente, mas muito respeitada por todos. Muito dedicada ao trabalho, conseguia sempre levar a exame as crianças que tinham mais dificuldade em aprender.

Turma de 1986

1986 foi o ultimo ano em que a D.Conceição deu aulas, foi então que se reformou.

Vivia sozinha, na sua casinha na Carreirancha, perto da sua irmã Ilda, até que veio ter com ela uma rapariga dos Açores, dizendo que tinha sido empregada em casa de um tio da D.Conceição, o Zé Padre, e que como este tinha falecido, ela não tinha mais ninguém, então a D. Conceição acolheu-a em sua casa.

Passados alguns anos a D.Conceição foi para um Lar em Leiria. Lá encontrou um cavalheiro que tinha conhecido na sua juventude e que entretanto tinha ficado viúvo. Namoraram algum tempo e casaram.

Permaneceu no Lar em Leiria até falecer.

Assembleia de Freguesia de Alqueidão da Serra


29 de Abril de 1988 – Ata no. 11

Voto de Louvor


Considerando o elevado papel e importância grande que tem na sociedade portuguesa, na
escola e no ensino, a pessoa do professor primário;

Considerando que, por tudo o que conhecemos da professora Maria de Jesus da Conceição
Amado Rosa, o seu espirito de dedicação, de total entrega, de autentico sacerdócio à causa do
ensino de tantas centenas de filhos do Alqueidão da Serra que pelos bancos da sua escola
passaram como seus alunos, e a quem tão competentemente soube ensinar, educar e instruir; Dado que, desde outubro de 1950 até Março de 1987 se dedicou totalmente ao serviço da
escola do Alqueidão; Tendo completado ainda mais de 36 anos de serviço que foi superiormente qualificado de suficiente com equivalência a Bom; Considerando que para um melhor bem do ensino por si ministrado, prestigiando a nossa terra e a nossa escola, frequentou imensos cursos e seminários tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo até sido sócia fundadora da Associação Luso-Espanhola de pedagogia, com sede no Instituto Luso-Espanhol no Porto; Considerando a sua diversificada atividade no ensino, não só primário, mas na 5ª e 6ª classes, após adequado curso de aperfeiçoamento, as suas funções como monitora e encarregada do Posto de Telescola, quer como posto particular com o nº 873, quer depois como oficial com o nº. 245, desde 1968/69 até 1975/76 e para cuja oficialização muito se deve ao seu empenho e ação; Considerando o seu trabalho orientação e dedicação à cantina escolar a quem se deve a sua promoção e fundação; Considerando ainda as difíceis condições de trabalho, na escola velha, as más instalações, o elevado numero de alunos, o ensino por vezes a quatro classes em simultâneo, o não olhar nem a tempos nem a horários, recordando ainda assim o asseio, a limpeza e o jardim que lá brilhavam e cuja ação da Mestra testemunhavam e espelhavam. Lembrando também o seu papel na educação religiosa, e em festas tais como o Dia da Mãe, as vivências do Natal e da Páscoa, o mês de maio, a Imaculada Conceição, a sua ação catequética e tantas outras; Dadas as elevadas funções que sempre desempenhou, destacando-se o ensino e a gestão da Escola, as de Diretora da Escola durante imensos anos, Presidente de Juiz de Exames, Encarregada do Posto de Telescola, Diretora da Cantina, Monitora Pedagógica de Ações Regionais para professores tanto no Continente como nas Ilhas; Salientando-se também noutros campos a sua atividade como militante, fundadora e dirigente diocesana da LEC Liga Escolas Católica, nas Conferencias de São Vicente de Paulo e ainda como estudante;

Não podendo de modo algum esquecer os seus mais de 36 anos de inteira e total dedicação à
nossa escola, aos tantos filhos do Alqueidão da Serra, sente-se o dever e assim decide
publicamente louvar e prestar publico reconhecimento, homenagem e louvor à ilustre
professora do ensino do Ensino Primário e filha do Alqueidão da Serra Srª. D. Maria de Jesus da
Conceição Amado Rosa.

Por tudo o que fica dito, e pelo muito que haveria a dizer, o justo louvor e homenagem em
nome da freguesia, que agradecida se sente, através deste seu órgão mais representativo.
Lido e votado, foi aprovado por unanimidade.

#########

Numa das paredes exteriores da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, foi colocada uma placa em homenagem à professora Conceição Amado.

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

Uma resposta a Dona Conceição

  1. jose santos diz:

    Fui um dos poucos amigos que acompanhou Dona Conceição até ao fim da vida no lar da Nossa Senhora da Incarnação em Leiria ,acho que a Dulce é muito generosa ao fazer afirmações tão abonatórias em relação ao seu caracter como professora..Simpatizante do antigo regime tinha um caracte autoritário que estarrecia os alunos e que traumatizou muitas crianças e parece-me que essa influencia pedagógica positiva está muito longe da verdade ..o mais certo era arrasar os seus alunos com o medo que lhe inspirava..foi minha professora 3 meses (felizmente não mais) senão teria sido arrasado..Quando passavamos na rua encostavamos ao outro lado da estrada para não termos que nos aproximar dela (com medo naturalmente)..partia do principio que nós eramos uma merda e por isso a necessidade do seu caracter autoritário para ensinar tamanha gente..fora disso era muito simpática para os padres e bispos e tanto é que o seu companheiro lhe apelidava de bispa…

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s