Também conhecida por Babosa, é oriunda do Norte de África.
A Aloe Vera, é tida por historiadores como o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egipto. Ela se utilizava de suas propriedades para tratar sua pele que encantava a todos.
Os soldados de Alexandre, o Grande, como medicamento de primeiros socorros para curar ferimentos, abreviando sua cicatrização.
Os chineses da antiguidade faziam uso da Aloe Vera como medicamento, isso há 6.000 anos.
O médico grego Penadius Discorides há 2000 anos atrás, enumerou os usos da Aloe Vera como produto para o tratamento interno e externo como cuidar da pele, tratamento de queimaduras, manchas, perda de cabelo, indisposição estomacal.
A Aloe Vera foi administrada como medicamento aos marinheiros de Cristóvão Colombo, e depois largamente utilizada por missionário no Mundo Novo descoberto por ele.
A Aloe Vera também era largamente utilizada por antigas tribos do México e da América Central e do Sul para tratar do cabelo, pele, couro cabeludo e problemas de estômago.
As tribos dos índios Seminole, que povoavam parte dos Estados Unidos e hoje vivem na Flórida, Oklahoma e Arkansas, utilizavam a Aloe Vera para cobrir as incisões cirúrgicas e ferimentos das batalhas.
A Comissão de Energia Atômica dos EUA usou o Gel de Aloe Vera no tratamento de queimaduras provocadas por raio-X.
Na bíblia ela é chamada de “árvore perfumada” e “resina perfumada”. Ela é usada, misturada com mirra e trazida por Nicodemos para embalsamar Jesus.
Propriedades Medicinais
Utiliza-se em picadas de insectos e feridas várias, como cicatrizante, anti-bacteriano e antiviral.De um modo geral alivia quase todos os problemas de pele que requeiram um remédio calmante e adstringente, como por exemplo em casos de varizes.
É um excelente regenerador celular acelerando o crescimento de novas células eliminando as velhas, por isso tem sido utilizado com sucesso na cura de vários cancros de pele e outros.
É vaso-dilatador, dilatando os capilares, e aumentando o fluxo sanguíneo. É útil no tratamento do reumatismo e artrite. Úlceras pépticas e estomacais, hipertensão, pé-de-atleta (antifungico), anemia e acne. É ainda utilizado para aliviar aftas e doenças das gengivas, verrugas e estrias.
A melhor forma de utilizar o Aloe vera é cortar uma folha na longitudinal, abrindo-a, e aplicar o gel transparente sobre a pele ou couro cabeludo, tendo o cuidado de não utilizar a parte amarela da base da folha que é muito amarga e pode causar irritação da pele em pessoas mais sensíveis. O resto da folha que não se utilize pode ser guardado no frigorífico ou congelador e utilizado como emplastros frescos. Conservam-se assim vários meses quando cortado na perpendicular à folha.
A babosa estimula o funcionamento intestinal, tem um efeito maravilhoso na estimulação do funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal e alivia os incômodos associados ao funcionamento do intestino.
Beber aloe vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.O consumo diário da babosa permite a ingestão de aminoácidos, essenciais ao bom funcionamento do organismo. Fornece um apoio de forma natural ao sistema imunológico.
O nosso sistema imunológico funciona sem parar, protegendo o nosso organismo. A aloe vera, com suas propriedades naturais, dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com as suas necessidades.
Cosmética
O Aloe é muito utilizado em cremes de beleza e shampôs mas é necessário ter a atenção as marcas. O melhor mesmo é ter sempre à mão uma planta e utilizá-la fresca.