Baixo relevo, da autoria de Francisco Furriel, homenageando os homens que às suas custas rasgaram e construíram a estrada que liga Alqueidão da Serra a Bouceiros. Além do Major, aqui também esteve bem presente a acção do Padre Américo, José Catarino (Marinha) e António (o Toino da Laura). Tudo partiu de uma reunião da Acção Católica.
Estávamos no ano de 1970. A população sentia uma dificuldade enorme em se deslocar até aos Bouceiros (outra localidade da Freguesia). Não existia estrada. A Câmara de Porto de Mós não desponibílizava os meios para a construir.
Por isso, os homens do Alqueidão reuniram-se em volta deste projecto. Formaram uma pequena equipa liderada pelo Major, pelo Rita, Mariola e ti Zé Catalão, e puseram mãos à obra.
Andaram de porta em porta pedindo às pessoas que colaborassem da forma que podiam. Conseguiram que alguns homens dessem um dia de trabalho por semana na construção da estrada, e também muitos donativos. Fizerem peditórios, festas no Largo das Calhandreiras, sorteios, etc.
O Padre Américo apelava aos paroquianos para ajudarem nas obras, os emigrantes enviaram algum dinheiro, e finalmente conseguiram algum apoio da Câmara Municipal.