Favas

“Maio as dá, Maio as leva” (ditado popular).

É incerta a origem das Favas, embora se admita que tenham vindo da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta.

As Favas na Culinária

Há quem considere as favas, a pior coisinha que pode aparecer em cima da mesa, mas quando tenrinhas e bem confeccionadas são bastante saborosas.

Podem ser utilizadas em sopas, estufadas com peixe ou carne, cozidas e adicionadas a saladas, ou simplesmente servidas com azeite, cebola e alho.

Benefícios das Favas para a Saúde

A fava é uma leguminosa fresca muito rica em nutrientes essenciais à saúde. Tem um baixo valor calórico, cerca de 61kcal por 100g de favas. É uma boa fonte de proteínas vegetais e fibras alimentares. É ainda uma boa fonte de hidratos de carbono e tem uma grande variedade de vitaminas e minerais.

As fibras alimentares,  são fundamentais ao bom funcionamento do aparelho digestivo. As fibras têm um papel muito importante na regulação do apetite e da saciedade e ainda ajudam a controlar a absorção de glicose e colesterol nos intestinos, controlando as suas concentrações no sangue.


Esta entrada foi publicada em Hortas e Quintais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s