“Maio as dá, Maio as leva” (ditado popular).
É incerta a origem das Favas, embora se admita que tenham vindo da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta.
As Favas na Culinária
Há quem considere as favas, a pior coisinha que pode aparecer em cima da mesa, mas quando tenrinhas e bem confeccionadas são bastante saborosas.
Podem ser utilizadas em sopas, estufadas com peixe ou carne, cozidas e adicionadas a saladas, ou simplesmente servidas com azeite, cebola e alho.
Benefícios das Favas para a Saúde
A fava é uma leguminosa fresca muito rica em nutrientes essenciais à saúde. Tem um baixo valor calórico, cerca de 61kcal por 100g de favas. É uma boa fonte de proteínas vegetais e fibras alimentares. É ainda uma boa fonte de hidratos de carbono e tem uma grande variedade de vitaminas e minerais.
As fibras alimentares, são fundamentais ao bom funcionamento do aparelho digestivo. As fibras têm um papel muito importante na regulação do apetite e da saciedade e ainda ajudam a controlar a absorção de glicose e colesterol nos intestinos, controlando as suas concentrações no sangue.