O Arrebentão é um pedaço da Serra a nordeste da Cabeça do Sol onde crescem carrascos e alecrim. Quem olha o local de baixo para cima, depara com um alto e cinzento arrife de rocha nua.
Conta a lenda que neste local foi enterrada um fabulosa riqueza do tempo dos Moiros. Este tesouro consta de um Jogo de Bola completo, feito de oiro maciço do melhor quilate. As bolas, pesavam cerca de meio quilo cada uma, e os fitos, que eram dois, andavam pelo mesmo peso.
Isto é o que a narrativa lendária conservou pelos tempos adiante, mas, também há ditos, a respeito da pesquisa e do achamento de oiro na área do Arrebentão.
A existência de oiro, também foi apontada noutros sítios da Freguesia, por exemplo no Olival da Fonte e o seu prolongamento natural, o “Cima da Fonte”. Não faltaram, numa e noutra parte, solitárias escavações nocturnas, feitas por crédulos pesquisadores ambiciosos, às escondidas uns dos outros. Resultados? Cansaço, estafa e alguns pesadelos!
O que se passava na verdade, era que existiam pequenas quantidades de um metal brilhante como o oiro, dentro dos blocos de pedra daqueles sítios. De tamanhos diferentes, conservavam o brilho durante um tempo, mas este logo desaparecia com a prolongada exposição ao sol.
Actualmente, o Olival da Fonte já não existe. Ficava no final do Caminho Velho, mesmo antes de chegar à fonte. Foi completamente destruído com a construção da estrada nova para Porto de Mós.