O Jogo da Bola do Arrebentão

O Arrebentão é um pedaço da Serra a nordeste da Cabeça do Sol onde crescem carrascos e alecrim. Quem olha o local de baixo para cima,  depara com um alto e cinzento arrife de rocha nua.

Conta a lenda que neste local foi enterrada um fabulosa riqueza do tempo dos Moiros. Este tesouro consta de  um Jogo de Bola completo, feito de oiro maciço do melhor quilate. As bolas, pesavam cerca de meio quilo cada uma, e os fitos, que eram dois, andavam pelo mesmo peso.

Isto é o que a narrativa lendária conservou pelos tempos adiante,  mas, também há ditos, a respeito da pesquisa e do achamento de oiro na área do Arrebentão.

A existência de oiro, também foi apontada noutros sítios da Freguesia, por exemplo no Olival da Fonte e o seu prolongamento natural, o “Cima da Fonte”. Não faltaram, numa e noutra parte, solitárias escavações nocturnas, feitas por crédulos pesquisadores ambiciosos, às escondidas uns dos outros. Resultados? Cansaço, estafa e alguns pesadelos!

O que se passava na verdade, era que existiam pequenas quantidades de um metal brilhante como o oiro, dentro dos blocos de pedra daqueles sítios. De tamanhos diferentes, conservavam o brilho durante um tempo, mas este logo desaparecia com a prolongada exposição ao sol.

Actualmente, o Olival da Fonte já não existe. Ficava no final do Caminho Velho, mesmo antes de chegar à fonte. Foi completamente destruído com a construção da estrada nova para Porto de Mós.

O Caminho Velho

O Olival da Fonte
Inicio da Construção da Estrada para Porto de Mós

O Olival da Fonte e a
Estrada Velha para Porto de Mós

Esta entrada foi publicada em Lendas da Nossa Terra. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s