José Vieira da Rosa

Nasceu em Alqueidão da Serra no dia 09-12-1856. Era filho de António Vieira da Rosa e de Maria do Rosário.

Casou com Maria de Jesus Alfaiate e foi pai de 4 filhos:

  • Afonso Vieira da Rosa, que passou grande parte da sua vida no Brasil;
  • Carlos Vieira da Rosa, que foi ajudante do Registo Civil, Presidente da Junta de Freguesia e Regedor durante muitos anos
  • Adolfo Vieira da Rosa, Jornalista e Director da Agência Noticiosa Inglesa “United Press” em Lisboa até à década de 50.
  • Gracinda Vieira da Rosa, passou toda a sua vida no Alqueidão como doméstica.

jose vieira da rosa

José Vieira da Rosa desenvolveu a sua actividade de enfermagem, durante cerca de 60 anos, no meio rural onde nasceu, mas também era bastante conhecido nas freguesias vizinhas.

Montado na sua mula percorria montes e vales para prestar assistência a quem necessitava. Durante o inverno vestia o seu grande oleado que o cobria a ele e à mula e seguia pronto a executar a sua tarefa.

Adquiriu os seus conhecimentos na área da enfermagem com o seu esforço particular, por intuição, e sem nunca ter tido um mestre ou professor.

Curava os seus doentes com remédios caseiros, massagens e aconselhava medidas preventivas.

Recomendava para as febres ventosas e caldos de galinha; o chá de salva para problemas digestivos; a flor de sabugueiro para a prisão de ventre; as folhas de malva fervidas para as inflamações, feridas ou úlceras; etc. etc.

O mel fazia parte dos remédios para a tosse, e as papas de linhaça no peito combatiam o catarro. A enxúndria de galinha tinha várias aplicações, entre elas a papeira.

Fazia massagens quando achava oportuno e ligava os membros superiores e inferiores quando partidos ou deslocados.

Praticou a enfermagem com convicção e espírito altruísta, embora os seus doentes lhe pagassem um alqueire de trigo por ano para serem assistidos sempre que fosse necessário.

José Rosa e esposa (Mª de Jesus Alfaiate) no Casamento do Sr. Adolfo

Depois do Padre, José Vieira da Rosa era a pessoa de maior destaque na freguesia, tinha uma mini-biblioteca, lia muito, assinava as melhores revistas da época e vários jornais.

Foi na sua casa-consultório, situada perto da residência paroquial, que funcionou o primeiro Posto de Correio desde 1901 até cerca de 1935.

A casa de José Rosa ficava na Rua Comandante Afonso Vieira Dionisio e foi destruída para dar lugar ao Centro de Dia. Nesta casa funcionou o primeiro Posto de Correio desde 1901 até cerca de 1935.

A casa de José Rosa ficava na Rua Comandante Afonso Vieira Dionisio e foi destruída para dar lugar ao Centro de Dia.
Nesta casa funcionou o primeiro Posto de Correio desde 1901 até cerca de 1935.

José Vieira da Rosa foi presidente da Junta de Freguesia desde 09 de Abril de 1911 até 14 de Dezembro de 1913. Foi durante o seu tempo de presidente que o professor Candeias Duarte deixou de exercer as suas funções de professor primário no Alqueidão, para ocupar o lugar de Inspector Escolar. Na acta de 15 de Agosto de 1911 deixou um agradecimento pelo serviços prestados pelo professor Candeias Duarte em prol da educação das crianças desta freguesia.

Acta da sessão de 15 de Agosto de 1911 
(assinada pelo presidente José Vieira da Rosa e pelos vogais Manuel Vieira Alfaiate, Francisco Vieira da Rosa e Manuel Amado.)
 

“Intérprete  dos sentimentos do povo desta Freguesia, se felicite o referido cidadão pela justiça que o governo da República acaba de fazer-lhe, mostrando assim esta Junta, em nome do Povo, o seu penhor pelos serviços por ele prestados causa da instrução e educação das creanças desta Freguesia, pelo zelo inexcedível que mostrou sempre no desempenho das suas funções de educador que, muitas vezes, se privava do seu descanso”.

Esta entrada foi publicada em Biografias. ligação permanente.

Uma resposta a José Vieira da Rosa

  1. Maria Regina Martins diz:

    Este artigo refrescou-me a memória que tenho do meu bisavô que somente conheci pelo que o meu pai e o meu “avô” Carlos me contavam. Obrigada. Regina

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s