Dia de Nossa Senhora das Candeias

No dia 2 de Fevereiro é celebrada a festa da apresentação do Menino Jesus no templo e da purificação de Nossa Senhora. De acordo com a lei de Moisés, as mães após darem à luz, ficavam impuras, não devendo por isso visitar o Templo de Jerusalém até que passassem quarenta dias após o parto.

Para cumprir a lei, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão.  Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do menino, disse:“Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo” (Lucas 2:29-33).

Foi com base na festa da apresentação de Jesus e purificação da Virgem, que nasceu a festa de Nossa Senhora das Candeias.

É muito antiga entre os católicos esta manifestação de fé.  S. Gregório de Niceia, que morreu em 596, pregou um sermão sobre ela. Ainda no século IX o dia 2 de Fevereiro era dia santo de guarda.

No Alqueidão, mesmo depois de a Igreja ter suprimido a obrigatoriedade da missa e da abstenção de trabalho, as pessoas não deixaram de assistir à Missa, e também não trabalhavam nesse dia. Pouco a pouco foi diminuindo a intensidade destas práticas.

Actualmente a missa do dia 2 de Fevereiro junta a maior parte das mães e das crianças da aldeia. Durante a celebração, para a qual toda a gente leva uma vela, o sacerdote invoca a benção para todas as mães, futuras mães e crianças presentes.

A este dia andou ligado por longos anos a prática de, em todas as casas, se fazer qualquer frito mas principalmente as filhoses e os coscorões.

Dizia-se com a maior convicção que ninguém devia deixar acabar o dia sem fritar qualquer coisa. Segundo o parecer popular era esta a ocasião em que o ciclo produtivo da oliveira começava a dar sinais. Daqui dependia a boa ou má frutificação da oliveira, e consequentemente, a boa ou a má safra do azeite.

Celebração do dia 2 de Fevereiro de 2014

Celebração do dia 2 de Fevereiro de 2015

Celebração do dia 2 de Fevereiro de 2016

Celebração do dia 2 de Fevereiro de 2017

 

Vídeo | Esta entrada foi publicada em Costumes e Tradições. ligação permanente.

Uma resposta a Dia de Nossa Senhora das Candeias

  1. regina martins diz:

    Gostei mto É bom avivar a memória evocando acontecimentos da nossa vida em comunidade.Parabéns

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s