A salva é uma das plantas mais utilizadas desde há muitos séculos pelas suas propriedades medicinais.
Os romanos consideravam-na uma planta sagrada e na Idade Média pensava-se que a salva podia alongar a vida do ser humano.
A floração da Salva ocorre no final da Primavera ou Verão. As flores são muito procuradas pelas abelhas. Toda a planta exala um agradável odor. Pela sua aparência vistosa e a Salva também é utilizada como ornamental.
Partes utilizadas: Folhas, flores e sementes.
Conservação: As folhas de salva devem ser secas à sombra em local ventilado, e podem ser armazenadas em potes de vidro bem fechados.
Propriedades: Anti-sudorífica, anti-inflamatória, desinfectante e anti-depressiva.
Indicações: Inflamação de garganta, sinusite, tónico e estimulante da digestão, infecções da boca, aftas, tosses, bronquites. Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarreia.
O chá é bom para as gengivas inflamadas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para depressão, tremores e vertigens.
Aplicações :
Anti-depressivo – Colocar 7 colheres-de-sopa de folhas de salva numa garrafa de vinho branco de qualidade. Após uma semana de maceração, deve-se coar e voltar a colocar na garrafa, fechando-a com uma rolha. Toma-se um cálice, três vezes por dia.
Infusão : 5 gs de folhas em 100 ml de água a ferver por 10 minutos.
Para picadas de insectos esfregar as folhas frescas no local atingido.
Para clarear os dentes friccione-os com salva.
Chá de Salva: Misturar 5 gramas da planta por cada litro de água.
Outros usos:
Colocar as folhas secas de salva entre as roupas, para afastar os insectos.
A Salva usa-se para cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas), misturar com cebola.
A salva dá um bom vinagre aromatizado. Pode também fazer-se manteiga de ervas que pode ser utilizada nos assados. Faz deliciosos pães. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos.
Na aromaterapia, o óleo essencial de salva é usado como antioxidante, estimulante e tónico, é indicado para cabeça e cérebro activando os sentidos, a memória e fortalecendo os nervos.
A Infusão de Salva é um bom adstringente para pele oleosa e escurecedor de cabelos. A infusão também é boa para combater a caspa e inflamações do couro cabeludo.
Para remover tártaro e clarear os dentes: Sal marinho e salva.
A Salva pode causar súbita subida da tensão arterial. Não consumir em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo consecutivos.
Boa noite.
É possível arranjar-me salva da serra?
Obrigado
GostarGostar
Antigamente havia muita na Serra Galega e íamos lá apanhar e secávamos para fazer chá. Hoje em dia já é difícil de encontrar salva na serra. Existe à venda nas ervanárias.
GostarGostar