25 de Outubro

1970

O Pároco e a Junta de Freguesia decidiram fazer neste dia as comemorações centenárias do levantamento do Alqueidão da Serra ao plano de Freguesia.

O programa oficial constou do seguinte:

Cerca das 14 horas, o Pároco e entidades oficiais da Freguesia e parte da população, receberam solenemente na Valicova, os excelentíssimos senhores Governador Civil, Bispo Auxiliar, Deputados pelo Circulo, Presidente, Vice-Presidente e Vereadores da Câmara de Porto de Mós, Presidentes dos Municípios de Leiria e Batalha, Presidentes das Juntas de Freguesia e Pároco de Porto de Mós e Reguengo do Fetal, Autoridades Militares e Judiciais e entidades Escolares concelhias e distritais.

Feitos os cumprimentos, organizou-se um extenso cortejo, precedido por dezenas de motoristas e de motociclistas a caminho da sede da Paróquia, em cuja igreja paroquial foi celebrada missa de acção de graças solenizada, com a participação do grupo coral da Freguesia.

Durante esta cerimónia religiosa, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Leiria D. Domingos de Pinho Brandão, o celebrante falou sobre o significado exacto destas comemorações, associando-se ao intenso júbilo da população que encheu completamente a igreja.

Daqui, em procissão, foi feita uma visita ao cemitério onde o Senhor D. Domingos voltou a usar da palavra, terminando com piedosos sufrágios em favor de todos os que ali repousam.

Com isto, chegou-se a oportunidade de inaugurar a exposição documental feita na capela da Senhora da Tojeirinha, sob a orientação do Pároco e de Francisco Jorge Furriel. Nela se encontravam muitas peças paleontológicas e arqueológicas encontradas na Freguesia no decorrer dos tempos. Eram objectos diferentes de serventia geral tais como vestuário, alfaias agrícolas, boiças, moedas, armas de defesa e caça, dobadoiras, algumas contas das que se fabricaram no Alqueidão, louça de cozinha, livros, pesos, etc.

E a seguir falou-se um pouco sobre a história do Alqueidão. Num palco armado debaixo do freixo do adro tomaram assento as entidades já referidas. Aí, perante o Povo que pôde assistir, e foi muito, o Pároco abriu a sessão solene, que decorreu sob presidência do Governador Civil, ladeado por D. Domingos de Pinho Brandão e pelo deputado Tomás de Oliveira Dias.

Seguiu-se a inauguração das lápides com os nomes dos filhos, naturais e adoptivos, do Alqueidão que passam a honrar algumas das ruas locais. P.e Júlio Pereira Roque, Comandante Afonso Vieira Dionísio, Fiscal Costa e P.e Manuel Afonso e Silva. Na devida altura os titulares das ruas foram evocados, respectivamente, pelo Rev.º Cónego José Galamba de Oliveira, Alfredo de Matos, Eng.º José Manuel Amado Pereira da Silva e Fernando da Silva Carvalho.

Foram também inauguradas lápides com os nomes de Rua de Porto de Mós e de Rua do Reguengo do Fetal.

Houve, ainda a inauguração da iluminação do adro,  a iluminação do Cruzeiro dos Centenários e a iluminação do Campo de Jogos na Chã.

Na mesma oportunidade inaugurou-se oficialmente a estrada Carreirancha – Bouceiros, cujo alcatroamento chegava nessa altura à Portela Onde Morreu o Cavalo, estando, porém, a terraplanagem acabada até aos Bouceiros.

Procedeu-se por fim à inauguração do monumento que ficou a materializar a memória desta celebração.

Comemoração da Criação da Freguesia

À noite, foi servido um jantar na Cantina Escolar. Participaram nele todos os convidados para as comemorações que mantiveram com o Povo o mais alegre e são convívio.

O Alqueidanense João de Matos (dono da Masal-Matos & Santos, Lda), teve a ideia de mandar cunhar algumas moedas comemorativas, que depois fez distribuir pelos participantes. As moedas consagram e perpetuam no metal o acto solene destas Comemorações.

Medalha Comemorativa 1615-1970

A Radiotelevisão Portuguesa acompanhou o desenrolar das cerimónias e, dias depois, fez passar um pequeno filme, com vários apontamentos da reportagem. Lamentável é que nem o Arquivo da Junta nem Arquivo Paroquial tivessem ficado uma cópia.

Esta entrada foi publicada em Datas com História. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s