O Dia de Todos os Santos

Celebra-se a 1 de Novembro.  A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

Tudo começou no final do segundo século, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, rezavam para que eles intercedessem a seu favor.

O Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos e ordenou que eles fossem homenageados no dia 1.° de novembro. Posteriormente o Papa Gregório IV (835 DC) declarou o Dia de Todos os Santos uma festa universal.

Segundo o ensinamento da Igreja, a intenção desta celebração que tem lugar em todo o mundo, é o chamamento de Cristo a cada pessoa para O seguir e ser santo. Isto faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos. Todos são chamados à santidade: “Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

A data em que ocorreu o grande terramoto de 1755 que destruiu a cidade de Lisboa, coincidiu com o Dia de Todos os Santos. A população ficou a viver com enormes dificuldades, e por isso, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto resolveram fazer um peditório por toda a cidade, com a intenção de minimizar a situação em que ficaram. Este foi o início de uma tradição que se mantém até aos dias de hoje (o pão por Deus).

Ao longo do dia 1 de Novembro é costume visitar os cemitérios para deixar ramos de flores e velas nas campas, como preparação para o dia dos Fiéis Defuntos que se celebra a 2 de Novembro.

DSC09798

No Alqueidão a celebração de finados ocorre no domingo seguinte ao dia 2 de Novembro. No final desta celebração é feita a romagem ao cemitério.

O Més de Novembro é dedicado às Almas do purgatório. Os cristãos acreditam que as almas podem ser aliviadas (libertadas dos seus pecados), através das orações dos fiéis vivos.

Esta entrada foi publicada em Festas Tradicionais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s