O actual executivo tomou posse em 10 de Outubro de 2013. O presidente, Filipe Batista, de 38 anos, encabeçou a lista independente JFAS (Juntos Fazemos Alqueidão da Serra) que venceu as eleições.
Durante estes primeiros cinco meses de mandato têm procurado estar ao lado da população trabalhando para fazer de Alqueidão da Serra uma freguesia melhor.
Com a ajuda de alguns moradores já limparam os cemitérios da freguesia, a zona envolvente ao Moínho da Cabeça, bem como algumas valetas.
Iniciaram a recuperação do antigo lavadouro da fonte, parcialmente destruído por um incêndio, melhoraram a zona envolvente ao Parque Infantil da Chã construindo os acessos, fizeram melhoramentos na Escola do 1º.Ciclo, construíram um aqueduto na Carreirinha para o escoamento das águas, também melhoraram o escoramento das águas pluviais no caminho do ribeiro, fizeram melhoramentos no Largo Srº José Inácio na Demo, etc.
Também o Posto Médico ficou um local mais alegre depois da equipa da Junta de Freguesia lá ter criado o “cantinho da criança”.
O sábado é para eles um dia de trabalho em prol da freguesia. Num dos sábados do mês de Fevereiro de 2014, a missão foi limpar um pinhal, propriedade da Junta de Freguesia, localizado perto dos Bouceiros.
Vários elementos da Junta de Freguesia, incluindo o presidente, partiram para o local munidos de motosserras e outras ferramentas de trabalho. A eles se juntaram alguns voluntários, cujo numero foi aumentando ao longo do dia. E foi uma azáfama o dia todo cortando os pinheiros que tinham caído com o vento, e tirando do local os troncos secos. No final do dia uma parte da lenha que resultou desta limpeza foi distribuída por quem participou desta acção, outra parte foi entregue a pessoas carenciadas que necessitavam de lenha.
O presidente da Junta tem apelado ao voluntariado para a realização de tarefas tais como a limpeza e manutenção de monumentos e espaços, e os habitantes têm respondido favoravelmente aos seus pedidos de colaboração.
Nestes cinco meses à frente dos destinos da nossa terra, têm levado à letra o slogan de campanha “Juntos Fazemos Alqueidão da Serra”.
Para estar com as pessoas e perceber quais são realmente as suas necessidades, os elementos da Junta de Freguesia não têm esquecido os convívios nas datas festivas.
Promoveram e organizaram o concurso de iluminações de Natal 2013 do qual Nuno Ferraz saiu vencedor. A entrega de prémios ocorreu ma sede da Junta de Freguesia. Foram patrocinadores deste concurso, Paulo Boal Construtor Civil, Farmácia Rosa, Crédito Agricola Caixa de Porto de Mós, Malhas Martos, A.P.Carvalho & Filhos e Calciprédios
No Dia de Todos os Santos as crianças da nossa escola fizeram uma pequena festinha para os seus avós e a Junta de Freguesia fez questão de estar presente. Ofereceram às crianças um presentinho (feito pelos elementos da Junta de Freguesia), que constava de um doce, acompanhado com um pequeno texto explicando a origem do “Pão-por-Deus” e a sua tradição aqui na nossa terra.
No domingo a seguir ao dia 1 Novembro, (uma vez que agora esse dia já não é feriado), a Junta de Freguesia abriu as portas à população, promovendo um pequeno convívio, no qual foi partilhado um pequeno lanche.
Fiquei mto bem impressionada com as iniciativas já levadas a cabo,com a capacidade de mobilização das pessoas de forma a trabalharem juntas para melhorar a terra que é nossa!Continuem,pois com dedicação e confiança os resultados acabarão por se impor!
GostarGostar