A Escola Velha

Saiu no “Diário do Governo”, de 17 de Dezembro de 1894, secção reservada ao Ministério do Reino, na rubrica da 1ª Repartição da Direcção Geral da Instrução Pública. O decreto é de 5 do referido mês e ano e diz:

”(…) creada uma escola primária elementar, para o sexo masculino, na freguesia de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Moz, districto de Leiria, com o ordenado fixo minimo e mais vencimentos estabelecidos no art.º 31º da lei de 2 de Maio de 1878.”

O edifício situava-se no terminal da rua que actualmente se chama Rua Padre Manuel Afonso e Silva, e que anteriormente se chamava Rua Arantes de Oliveira.

ESCOLAVELHA_large

Foi o primeiro edifício escolar que a Freguesia possuiu, tinha duas salas de aula e foi construído um pouco à frente da referida rua o que motivou tal alteração no perfil do sítio, que fez desaparecer uma curta rua travessa e um ou dois terrenos agrícolas, a poente do pequeno largo em que a estrada da Carreirancha desemboca na estrada que dá para Leiria e Porto de Mós.

Largo da Escola Velha

Largo da Escola Velha

A escola tinha boas dimensões para a época, boa iluminação e razoável ventilação. Ficava ligada à residência do professor da qual era natural prolongamento.

escola velha1

Durante a regência do professor Joaquim da Costa Rei, que veio para o Alqueidão em Outubro de 1910, ocorreu a mudança das aulas para um outro edifício que pertencia a Luís Gaspar da Silva Raposo e de quem Joaquim da Costa Rei se dava por parente.

O dito edifício tinha um amplo primeiro piso e situava-se mais ou menos a meio da rua da Senhora da Tojeirinha, à mão esquerda caminhado na direcção do Sul. Fresca e agradável no tempo quente, a sala era insuportável quando a temperatura do ar baixava. Mal a beira pingava, aquilo eram favas contadas, havia que mudar as carteiras porque chovia lá dentro como na rua.

Escola

 

Esta escola foi destruída por um misterioso incêndio, já muito depois das transformações exigidas pelo fim em que terminou seus dias, o de casa de habitação. O Professor Joaquim da Costa Rei faleceu no Alqueidão, em 29 de Abril de 1921, pelas 10 horas da manhã com 43 anos de idade.

Durante a regência de Ema Rodrigues Namora, que veio para o Alqueidão em Novembro de 1924, as aulas voltaram a funcionar na escola velha, o que foi causa do mais vivo e justificado regozijo para os alunos.

Cantina Escolar

 As aulas deixaram de funcionar no edifício da escola velha em 27 de Outubro de 1966, dia em que foi inaugurado o novo edifício escolar na Rua da Gafaria.

Escola Velha

O edifício da escola velha, foi posteriormente a sede do CCR até esta colectividade possuir instalações próprias.

A primeira sede do CCR

A primeira sede do CCR

Funcionou neste edifício uma delegação da Casa do Povo de Porto de Mós até à fundação da Casa do Povo de Alqueidão da Serra em 1983. Começou nesta altura a remodelação do edifício que viria a ser inaugurado em 30 de Setembro de 1984 e que passou então a ser a sede da Casa do Povo de Alqueidão da Serra.

casa do povo

 Os Serviços Médico-Sociais passaram a funcionar neste novo edifício, até esta data o Posto Médico era na garagem de uma casa de habitação.

A Junta de Freguesia também ficou a funcionar numa das salas deste edifício, mudando mais tarde para uma pequena casa na Rua da Tojeirinha onde permaneceu até à construção da sua actual sede.

Uma sala do Rés do Chão era ocupada pelo Bar onde funcionava o video club, e as outras salas eram destinadas às mais variadas actividades culturais.

DSCN3456

 Actualmente uma das salas é ocupada pelo ATL. No salão grande decorrem as aulas de ginástica e ballet. É lá também que se realiza todos os anos o almoço solidário de natal, bem como outras actividades culturais que se realizam ao longo do ano.

Esta entrada foi publicada em Ensino Primário. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s