Os Eucaliptos

O lugar próximo do Alqueidão a que chamamos “os Eucaliptos” é um espaço composto por alguns eucaliptos, que por herança pertencem a várias pessoas, e que está rodeado por terrenos agrícolas.

Antigamente este lugar era bastante frequentado.

Um cheirinho a eucalipto, a sombra fresca e o canto dos pássaros fazia dos Eucaliptos um lugar excelente para a realização dos piqueniques de verão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nas tardes de domingo, depois de preparar os sacos com o lanchinho e uma manta para colocar no chão, saindo da aldeia, seguia-se a pé pelo caminho estreito dos eucaliptos onde abundava erva cidreira e erva-de-são-roberto, até chegar ao sitio ideal para fazer o piquenique.

piquenique

Antigamente no Alqueidão, quando as crianças tinham tosse convulsa, as mães iam com elas para “os eucaliptos” e passavam lá as tardes a brincar.

Um estudo alemão realizado em 2003 pelo Departamento de Pneumologia do Hospital de Bona, revelou que o efeito anti-inflamatório do eucalipto reduz os sintomas da asma severa, permitindo aos pacientes reduziram a dosagem de corticóides em 36%.

O eucalipto está indicado para o tratamento das afecções das vias respiratórias (pulmões, ouvido, nariz e garganta), tais como resfriados, gripes, bronquites, inflamações orofaríngeas, otitesrinites,sinusites e tosse.

Nos eucaliptos

Actualmente nos Eucaliptos as ervas e as silvas crescem livremente por todo o lado, tornando impossível a realização de piqueniques ou de qualquer outra actividade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O caminho de acesso aos Eucapitos, estreito e repleto de ervas aromáticas, por onde passavam os burros carregados com os produtos agrícolas, foi bastante alargado de forma a ser possível a circulação de automóveis e máquinas até às explorações de pedreiras, e as ervas aromáticas que cresciam na borda do caminho deram lugar a grandes extensões de canafrexa.

(as fotos mais antigas foram cedidas por Suzete, Benvinda Marto e Padre Américo Ferreira)
Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s