O Provedor Municipal

Compete ao Provedor Municipal informar e apoiar o cidadão na defesa dos seus direitos. Os munícipes podem apresentar junto do Provedor Municipal queixas ou reclamações relativas a acções ou omissões dos poderes públicos (Administração Local, Regional e Nacional) sedeados no concelho de Porto de Mós.

O Provedor procurará, pela via do diálogo, junto das instituições e serviços visados, ou mediante recomendação, facilitar, resolver ou eliminar as situações objectos de queixa, solucionar diferendos ou corrigir as situações lesivas dos interesses dos cidadãos.

Em Junho de 2014, por votação na Assembleia Municipal, Carlos Alberto Rosa Vieira natural do Alqueidão da Serra foi eleito Provedor.

Perfil do Provedor

A sua carreira de professor começou numa escola da Batalha. Foi destacado para cumprir o serviço militar em Cabo Verde, mas logo que regressou fixou-se no Alqueidão, onde foi professor do 1º ciclo, Director da Cantina Escolar e professor da telescola até atingir a idade da reforma.

Este slideshow necessita de JavaScript.

cruzeiro da IndependenciaGrande conhecedor da História  do Alqueidão, acompanhou os seus alunos da telescola, por ocasião da homenagem recordando os 350 anos da Restauração e o 50º aniversário do Cruzeiro da Independência. Estávamos em 1990. Os alunos da Telescola fizeram recitativos e uma evocação histórica, sempre acompanhada pelos comentários do Professor Carlos Rosa Vieira que foi mostrando a importância e o simbolismo de cada passo da cerimónia.

O professor Carlos tem colaborado com associações e movimentos cívicos, e é conhecido de todos o seu trabalho na paróquia do Alqueidão da Serra e em alguns movimentos da Diocese de Leiria-Fátima, nomeadamente como Servita em Fátima.

ProfCarlos

Para além do seu trabalho como catequista, o professor Carlos sempre colaborou com os párocos que estiveram ao serviço desta paróquia do Alqueidão da Serra, ajudando-os na preparação das missas, escolha dos cânticos e ensaios, preparação de procissões e festas religiosas, etc.

IMG_0075

A sua experiência autárquica passa por ter sido vereador da Câmara Municipal de Porto de Mós, presidente da Junta de freguesia do Alqueidão, várias vezes presidente da Assembleia de Freguesia, e deputado municipal.

Carlos A. Rosa Vieira é sobrinho do Sr. Carlos Vieira da Rosa, que, no seu tempo, também desempenhou as funções de presidente da Junta de Freguesia do Alqueidão da Serra por mais do que um mandato.

O Professor Carlos tem sido, ao longo dos anos, presença habitual nas festas e acções de solidariedade que se realizam na freguesia, ajudando com o seu trabalho na preparação e realização de alguns eventos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A iniciativa de fundar uma Casa do Povo em Alqueidão da Serra surgiu da vontade de José da Silva Catarino, Carlos Alberto Rosa Vieira e Daniel de São José Correia, que começaram a dinamizar o projecto contando com o apoio da Delegação Distrital da Junta Central das Casas do Povo.

Por todo o seu trabalho ao serviço da comunidade, a Assembleia Municipal de Porto de Mós reconheceu a Carlos A. Rosa Vieira valor e capacidade para desempenhar a função de Provedor para a qual foi eleito.

Esta entrada foi publicada em Autarquia. ligação permanente.

4 respostas a O Provedor Municipal

  1. Sérgio diz:

    Como podemos entrar em contacto com o Provedor?

    Gostar

  2. Eva Duarte diz:

    Grande Senhor! È com grande orgulho que tenho a honra de ter sido sua aluna! Bem haja Professor Carlos!

    Gostar

  3. Maria Matos Amado diz:

    Parabens a quem dedica sua vida em prol do ensino e bem de todos os alqueidenenses. Nao conheco o professor Carlos, mas deve ter uma vida muito realizada devido ao seu envolvimento na comunidade.

    Gostar

  4. Parabens professor Carlos pela nova funcao que vai ocupar,,mas no seu precurso e pena de nao ter posto fotos dos primeiros de escola no Alqueidao, nos os primeiros alunos temos boas recordacoes dessa epoca .

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s