As tílias são árvores de grande porte que dão umas delicadas flores amarelas de agradável aroma. Alguns povos dizem que é sob a sua copa que aparecem as fadas nas noites quentes de verão.
As flores de tília aparecem na primavera e no verão, e devem ser colhidas no verão. Têm um delicioso perfume que é associado à calma e à serenidade, o ideal para promover um bom sono.
As grandes tilias do Adro foram plantadas pelo padre Manuel Ferreira, que foi pároco de Alqueidão da Serra de 1950 a 1957.
Para que serve a tília ?
A tília serve para ajudar no tratamento de tensão alta, bronquite, catarro, cansaço, má digestão, epilepsia, dor de cabeça, sarampo, gripe, dor de estômago, febre, ansiedade, enxaqueca, infecções na pele, insónia e espasmos.
A tília tem uma acção calmante, digestiva diurética e tónica. As partes utilizadas da tília são as folhas, flores e frutos para fazer chás e infusões.
Para fazer um chá de tília deve-se adicionar 1 colher (de sopa) de Tília numa chávena com água a ferver, tampar e esperar até que esteja morno. Beber até 3 vezes por dia.
A tília deve ser evitada durante a gravidez e o aleitamento materno.