1960 foi um ano bissexto, de 366 dias, teve 52 semanas, iniciou a uma sexta-feira e terminou a um sábado.
Voltando aos anos 60
Na década de 60 teve início uma grande revolução comportamental. Surgiu o feminismo e também apareceram os movimentos civis a favor dos negros e homosexuais. O Papa João XXIII abriu o Concílio Vaticano II e revolucionou a Igreja Católica.
Numa época em que o sexo era tido como tabu, surgiram os hippies que apregoavam o amor livre, lutavam pela liberdade total e ao mesmo tempo usavam drogas e ouviam rock. O festival Woodstock reuniu isto tudo no mesmo lugar. O slogan que era “três dias de paz e música” foi rapidamente modificado para “três dias de paz e amor”.
Elvis Presley, Beatles, Jimmy Hendrix, e Jannes Joplins, tinham um enorme sucesso entre os jovens.
Em portugal o chefe do Governo era António de Oliveira Salazar, fundador e líder do Estado Novo, regime político também chamado de “salazarismo”. Os princípios defendidos pela ideologia do Estado Novo eram “Deus, Pátria e Família”. O povo vivia na miséria, sem acesso aos cuidados básicos de saúde e educação, e além disso era oprimido pela polícia “A Pide” que perseguia todos os que se opunham ao regime.
Nos anos 60 registou-se uma enorme vaga de emigração (que só foi ultrapassada nos anos de 2013/14). As razões que mais contribuíram para o aumento da emigração portuguesa na década de 1960 foi a atracção salários elevados praticados nos países como França, Alemanha e Canadá, a fuga à guerra colonial e as difíceis condições de vida da maior parte dos Portugueses.
O Campeonato Português de Futebol realizou-se entre 1959 e 1960. Eram 14 as equipas participantes, e o Benfica foi o vencedor do campeonato. Foi o décimo título da história do clube.
Alqueidão da Serra – 1960
De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, em 1960 o Alqueidão tinha 2278 habitantes. Neste ano nasceram na nossa freguesia 84 bebés: 45 meninos e 39 meninas.
- Uma das mais vivas e mais velhas aspirações do povo do Alqueidão era a electricidade para uso doméstico. A satisfação de tão grande necessidade chegou, finalmente, depois de mais de uma dúzia de anos de luta, de pedidos, de sacrifícios, que toda a gente os fez! Foi a 13 de Fevereiro de 1960 que a população deu largas à sua alegria, inaugurando solenemente tão importante e desejado melhoramento.
- A freguesia passou a ter a distribuição domiciliária do correio, no dia 1 de Abril de 1960.
- O primeiro peditório para as obras de restauração da Capelinha, foi no dia 17 de Julho de 1960 e rendeu 10.134$60. Com este dinheiro e mais o resultante de outro peditório, demoliu-se a parede situada a poente, em cuja reconstrução foi aberta uma janela, arranjaram-se telhados, depois de substituído todo o madeiramento, e retirou-se o coro. Foi a primeira fase. Nela se gastaram cerca de 22.000$00. A inauguração dos trabalhos foi a 18 de Dezembro de 1960. Houve missa solene e procissão com a imagem da Senhora da Tojeirinha, em volta da capela.
Aos Meninos e Meninas de Sessenta
um poema de Fernando Amado
Do amor de nossos pais




Apesar de ja nao viver no Alqueidao na epoca de 60, e sempre com imenso interesse que leio os acontecimentos passados e presentes que a Dulce traz para o conhecimento dos alqueidenenses.A minha sincera apreciacao por tao bom trabalho. Continua o teu belo e dedicado esforco pois e verdadeiramente apreciado por muitos conterraneos. Os meus melhores cumprimentos
GostarGostar