Comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo, em homenagem a São Martinho. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
O costume do Magusto, que antigamente começava no Dia de Todos-os-Santos, é a comemoração da chegada do Outono e da proximidade da época natalícia. Diz o ditado popular “dos Santos até ao Natal, é um saltinho de pardal!”
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. É a altura em que as famílias e os amigos se juntam para conviver, assar castanhas, beber água-pé e conversar.
No Alqueidão da Serra o Magusto costuma ser organizado pela Acção Católica, e as castanhas oferecidas pela Junta de Freguesia. O local escolhido varia de ano para ano. No ano de 2011 foi nos Bouceiros, em 2012 realizou-se junto à Capela de Nossa Senhora da Tojeirinha e em 2013 o Magusto foi nos Casais dos Vales, e em 2014 novamente nos Bouceiros.
O dia de São Martinho coincide com a período do ano em que se realça o culto dos antepassados e também com a época do calendário rural em que acabam os trabalhos agrícolas e começa a época das colheitas, nomeadamente do vinho e dos frutos.
A história de S. Martinho
Martinho nasceu na Hungria no ano 316. Era um soldado, filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados.
Num dia frio e tempestuoso de outono, Martinho percorria o seu caminho montado no seu cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. Martinho tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes.
Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da capa. Continuou a viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.
Todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar o “verão de S. Martinho”.
Provérbios de S. Martinho
- As geadas de S. Martinho levam a carne e o vinho.
- Por S. Martinho semeia fava e o linho
- Dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
- Dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
- Dos Santos a S. Martinho são nove dias de pão e vinho.
- Em dia de S. Martinho semeia teus alhos e prova teu vinho.
- Se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- No dia de S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Em Novembro pelo S. Martinho, semeia o teu cebolinho.
- Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho
- No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
O Santo do Dia
Para os crentes católicos o dia 11 de Novembro é dedicado a São Martinho.
«São Martinho é o primeiro dos Santos não Mártires, o primeiro Confessor, que subiu aos altares do Ocidente (…) A sua festa era de guarda e favorecida frequentemente pelos dias de “verão de S. Martinho”, rivalizando, na exuberância da alegria popular, com a festa de S. João.» (in Missal de Dom Gaspar Lefebvre ).
São Martinho é o santo padroeiro dos soldados, dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restaurantes e dos produtores de vinho.
Em França quatro mil igrejas são dedicadas a São Martinho, e o seu nome foi dado a milhares de localidades, povoados e vilas por toda a Europa.
Mais uma boa historia da Dulce. Obrigada! Saudades
GostarGostar