Diospiros

O diospiro é um fruto originário da China. Dá-se bem em climas temperados, e por isso também é cultivado na nossa zona.

DSCN6300

Os frutos amadurecem no Outono e têm que ser consumidos bem maduros, caso contrário eles são mesmo intragáveis, deixam na boca uma desagradável sensação de aspreza, daí que, se alguma vez provou dióspiros e não gostou, tente outra vêz, pode ser que mude de opinião.

Existem muitos dióspiros durante os meses de Outubro e Novembro, e depois… só há mais para o ano que vem. Eles são muito bons e não são tão calóricos como se pensa, 100 gramas de dióspiro tem apenas 58 calorias.

A melhor maneira de consumir os dióspiros é mesmo ao natural. Com cuidado, corte as partes tocadas ou bichadas e retire toda a polpa com uma colher. Coloque a polpa numa taça a e leve ao frio por 10 minutos. Depois polvilhe com um pouco de canela e… delicie-se!

Existem diversas variedades de dióspirs, a vermelha que quando madura é muito doce e mole, é variedade mais consumida em Portugal.

A importância nutritiva dos dióspiros está na sua riqueza em vitaminas A e C, fornecendo também pequenas quantidades de vitaminas B1, B2 e B3. Por ter um leve efeito diurético devido ao seu conteúdo em água e potássio, poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial.

Em culinária, os dióspiros são utilizados na confecção de doces e compotas.

Compota de Diospiro

Tire os pés e as peles dos dióspiros, corte a polpa em pedaços, e reserve. Leve ao lume o açúcar com 0,5 litro de água e as cascas de limão. Deixe ferver lentamente até atingir um ponto médio. Retire então as cascas de limão, adicione a polpa dos dióspiros e mexa para misturar bem. Deixe cozinhar lentamente, mexendo regularmente até começar a ganhar ponto. Tire um pouco para um prato, deixe arrefecer e passe o dedo, se fizer estrada está pronto. No  fim, se ficar com grumos, passe pela varinha mágica.

Dióspiros

Esta entrada foi publicada em Salada de Frutas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s