O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas. Começa no domingo mais próximo ao dia 30 de Novembro e termina nas vésperas do Natal.
- Os domingos deste tempo chamam-se: 1º, 2º, 3º, e 4º domingos do Advento.
- Os dias 16 a 24 de Dezembro são os dias da Novena de Natal e prepararam-nos para o Nascimento de Jesus.
- No dia 24 de Dezembro começa o Tempo de Natal.
Podemos distinguir dois períodos: No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de Dezembro, somos orientados para a espera da vinda gloriosa de Cristo. Somos convidados a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos.
No segundo período, que vai desde 17 até 24 de Dezembro, inclusive, somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos perto do tempo em que se vai cumprir aquilo que Deus prometeu.
É tempo de colocar em nossas casas a Coroa do Advento.
Temos quatro semanas nas quais nos vamos preparando para o Natal:
A primeira semana do Advento está centralizada na vinda do Senhor no final dos tempos. A liturgia convida-nos a estar vigilantes.
A Coroa do Advento terá uma vela acesa.
A segunda semana convida-nos a “preparar os caminhos do Senhor” isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. A Coroa do Advento terá duas velas acesas.
A terceira semana já anuncia a alegria da vinda do Messias, pois já está cada vez mais próximo o dia de Natal. A Coroa do Advento terá três velas acesas.
A quarta semana fala-nos do advento do Filho de Deus ao mundo. Maria é a figura principal, e a sua espera é o modelo e o estímulo para a nossa espera. A Coroa do Advento terá quatro velas acesas.
Quanto às leituras das Missas de domingo, as primeiras leituras são de Isaías e dos demais profetas que anunciam a vinda do Messías.
Os salmos responsoriais cantam a salvação de Deus que vem até nós.
As segundas leituras são textos de São Paulo ou das demais cartas apostólicas, que convidam a viver na espera da vinda do Senhor.