O Telefone

fiscal-e1416612039372Em Portugal as primeiras experiências de telefone começaram em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa. A primeira rede telefónica pública foi inaugurada em Lisboa em 26 de Abril de 1882.

O primeiro serviço de telefone automático foi inaugurado em Portugal em 1930 e em 25 de Setembro de 1937 a APT (the Anglo Portuguese Telephone Company) inaugurou a primeira estação automática na Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000 assinantes.

Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O utilizador tinha que girar uma manivela para gerar a “corrente de toque” e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do utilizador, comutava os pontos manualmente através das “pegas”. Assim um assinante era conectado ao outro.

Com o aparecimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de discos para envio da sinalização.

DSCN6362

O Alqueidão foi das primeiras freguesias do Concelho de Porto de Mós a dispor de telefone público, o que se verificou em 5 de Julho de 1938, que foi o dia em que fizeram a instalação do aparelho no estabelecimento de João Ferreira Cecílio, conhecido por Ti João Vitório, e que ficava situado onde actualmente se encontra o Centro de Dia. Era lá que funcionava também a estação dos correios.

Quando telefonavam para alguém da aldeia, o Ti João Vitório pedia que voltasse a ligar um pouco mais tarde, e ia chamar  a pessoa em questão, que, chegando ao estabelecimento esperava que o telefone tocasse e atendia. Ninguém tinha telefone em casa, e este era o único telefone da aldeia.

No dia 28 de Maio de 1958 foi inaugurado o primeiro telefone dos Bouceiros. Ficou sob a responsabilidade de Constantino Vieira, fixaram-lhe o número 42282.

Em 7 de Maio de 1970 foi inaugurado o primeiro telefone no Casal do Duro que ficou instalado em casa de Maria Clara Lopes de Abreu e tinha o número 44295.

Em 19 de Dezembro de 1973 foi instalado o telefone público nos Casais dos Vales. Ficou em casa de Alcina da Costa Lage. O numero era o 42493.

A partir desta data o telefone tornou-se indispensável, e todos os habitantes da aldeia colocaram telefone em casa. E  agora já ninguém consegue viver sem telemóveis e internet.

Esta entrada foi publicada em Telecomunicações. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s