Tengarinhas

Tengarrinhas são cardos rasteiros muito usados antigamente quando as pessoas passavam o dia inteiro a trabalhar no campo.

As mulheres apanhavam grandes cestas de tengarrinhas, que depois eram  ripadas para as livrar dos picos e escaldadas com água a ferver antes de serem cozinhadas. Tinham que ser escaldadas para não deixarem o caldo negro e tinham um paladar semelhante a alcachofras. Os caules eram cortados aos pedacinhos e cozidos com feijão.

LumeComo não existiam panelas de pressão, a panela de ferro com feijão e água, estava habitualmente ao pé do lume, na lareira, e ia-se colocando mais água de vez em quando até que o feijão estivesse cozido, o que demorava bastante tempo.

Com o feijão cozido,  fazia-se feijão com couve, ou feijão com arroz, ou com tengarrinhas quando esta espécie de cardo aparecia pelos campos, ou seja, desde Janeiro até Março.

Feijão com Bacalhau e Tengarrinhas

  • Colocar o  feijão de molho em água de um dia para o outro.
  • Cozer o feijão na panela de pressão, durante 20 minutos.
  • Cozer o bacalhau em água abundante.
  • Tirar as folhas e os picos das tengarrinhas, escaldar os caules com água a ferver e cortá-los em pedaços com mais ou menos 8 centímetros.

Num tacho coloque o azeite, a cebola picada, os alhos picados, o louro, um pouco de água, sal e as tengarrinhas. Deixe cozinhar em lume brando. Quando as tengarrinhas estiverem quase cozidas junte o feijão cozido e parte da água da cozedura. Mexa e adicione o bacalhau lascado.

Por fim coloque os coentros picados e retifique os temperos a seu gosto. Deve servir bem quente em cima de fatias de pão do dia anterior.

Esta entrada foi publicada em Plantas Silvestres. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s