Vinagreiras

Aparecem por quase todo o lado desde Janeiro até ao início da Primavera. Formam densos tapetes verdes salpicados de flores amarelas. O impacto visual é de grande beleza.

DSCN4080

O nome desta planta silvestre é Oxalis pes-caprae, mas é vulgarmente conhecida por azeda, erva-canária, erva-mijona, etc. É originária da África do sul.

No Alqueidão antigamente as crianças tinham o costume de mastigar o caule destas ervas que conheciam pelo nome de Vinagreiras. Deliciavam-se com a acidez do suco, no entanto, quando ingeriam uma maior quantidade ficavam com vómitos, diarreia e dores de barriga.

As Vinagreiras produzem muitos bolbilhos que facilmente se fragmentam e dispersam, originando extensas colónias. Preferem terras cultivadas, sítios descampados e solos argilosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As flores das vinagreiras parecem ser muito friorentas. Fecham-se com o aproximar da noite, e reabrem no dia seguinte, quando o sol já vai alto e as aquece. O mesmo acontece quando há vento fresco.

Uso Medicinal

As folhas da planta podem ser usadas esmagadas, sobre queimaduras e pequenas feridas. As flores são muito boas para o acne. Na época dos descobrimentos ajudaram os navegantes a combater o escorbuto.

Não podem ser consumidas em excesso por causa do ácido oxálico que em grandes quantidades pode ser tóxico. Não deve ser consumido, especialmente, por pessoas com problemas renais.

Esta entrada foi publicada em Plantas Medicinais. ligação permanente.

Uma resposta a Vinagreiras

  1. antónio Saragoça diz:

    Comi bastantes na minha tenra idade.Consequências ? Dores de barriga e muito mais….

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s