Nascidos em 1955

Os meninos e meninas de 1955 fizeram a sua festa de aniversário no sábado 8 de Agosto de 2015.

Todos os que se quiseram juntar a esta festa participaram na missa de ação de graças pelos 60 anos de vida que foi celebrada pelo padre Manuel Pedro, ao que se seguiu a romagem ao cemitério onde foram homenageados todos os colegas do mesmo ano que já faleceram.

Antes do jantar, ainda houve tempo para um lanchinho no Moinho, onde se conversou à volta de uma mesa onde havia coscurões, bolinhos, beijinhos, tremoços, pevides, grãos torrados, etc.

DSC01420

O jantar foi no restaurante “A Negra” na Golpilheira, e no final todos puderam levar para casa uma pequena lembrança desta festa.

 Retrato de uma Época

O Governo de Portugal era liderado por António de Oliveira Salazar. O ministro da Presidência Marcelo Caetano iniciou funções em 7 de Julho de 1955. Tudo era proibido. Não de podia falar, se fosse para manifestar opinião contrária à politica governo, nunca se sabia quem poderia estar a ouvir, a PIDE tinha informadores em todo o lado.

No Alqueidão estava o Padre Manuel Ferreira que tinha começado a tomar conta da Freguesia em 26 de Novembro de 1950, e que foi substituído pelo padre Américo Ferreira que tomou posse em 19 de Janeiro de 1958.

A autoridade máxima cá da terra era o Regedor que nesta altura era o Sr. Carlos Vieira da Rosa.

Toda a gente era muito pobre. Nenhuma casa tinha eletricidade, nem água, nem telefone. Não havia casa de banho e papel higiénico era coisa que também não existia.

Não existiam serviços de saúde. O médico, a quem chamavam cirurgião, ia a casa das pessoas quando o chamavam. Os bebés nasciam em casa, com a ajuda da parteira, ou da mãe, ou das tias.

Lembranças de outros tempos

Esta entrada foi publicada em Vida Social. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s