Tomilho é uma planta presente em abundância nas nossa serras. tem um caule lenhoso e rasteiro e é sempre verde. Na primavera apresenta umas florzinhas rosadas ou brancas. O nome científico é Thymus Vulgaris. No Alqueidão chamamos-lhe pimenteira.
Antigamente apanhava-se muita pimenteira para queimar nas grandes fogueiras de São João, junto com alecrim e rosmaninho, plantas que libertavam um cheirinho maravilhoso, mas com o tempo esta tradição acabou, como tantas outras.
Actualmente esta erva do campo a que chamamos pimenteira (tomilho) tem muitas aplicações.
Por ser aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.
Tomilho usa-se para tratar doenças das vias respiratórias porque actua como antisséptico e expectorante. O chá ajuda a reduzir a tosse e melhorar constipações e gripes.
Para fazer o chá coloque num recipiente, que não seja de plástico ou metal, um ramo pequeno do tomilho e deite um litro de água a ferver para cima. Deixe em infusão por uma hora e depois é só coar e beber. Em casos de gripe, é melhor beber este chá bem quente, adoçado com mel.

Pimenteira
Por ter um efeito desinfectante e cicatrizante é bom para tratar feridas. Para este fim é necessário ferver esta erva com água e aplicar na zona afectada com a ajuda de uma gaze esterilizada.
Curiosidades
Na Idade Média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra.
No século XVII havia quem afirmasse que a planta acabava com a melancolia e evitava noites atormentadas por pesadelos.
Uma lenda conta que a manjedoura do Menino Jesus foi feita com ramos de tomilho colhidos nos campos de Belém.