Alqueidão e Alcaria

A separar-nos temos a Serra Galega, mas são muito maiores as coisas que nos unem.

No domingo 3 de agosto de 2014, a comunidade cristã de Alcaria recebeu o novo pároco, padre Manuel Vítor de Pina Pedro, que também é pároco de  Alqueidão da Serra.

Por esta altura a Folha Paroquial de Alqueidão da Serra passou a ser a Folha Paroquial de Alqueidão e Alcaria.

Folha Paroquial

Mas, o que temos em comum já vem de longa data.

– Um menino que nasceu em Alcaria em 1825, veio a ser pároco de Alqueidão da Serra durante 36 anos.

Do livro de registos de Baptismos da paróquia de Alcaria, consta que, no dia 2 de Outubro de 1825 nasceu, naquela Freguesia, um menino ao qual foi dado o nome de Manuel.

OutubroDias – 2

Anno

1825

Alcaria

Manoel,

filho de

João Afonço

e de

Constancia Maria

Aos nove dias do mez de oitubro de mil oitocentos e vinte sinco nesta Parochial Igreja de Alcaria de minha licença baptizou o R.º João Ribeiro de Alcaria e pôs os Santos Oleos a Manoel que nasceo a dois do ditto mez e anno filho de João Afonço e de sua mulher Constancia Maria desta freguezia Netto Paterno de Jose da Silva e de sua mulher Maria Afonço Naturais e moradores no lugar e freguezia de Albados Netto Materno de Francisca Martins e de sua mulher Maria Rosa naturais e moradores neste lugar e freguezia de Alcaria forão padrinhos Monoel Afonço de Alvados tio Paterno do Baptizado e Vitoria Maria solteira do lugar do Zambujal tudo deste bispado de Leiria e para constar fiz este q asignei com o d.º Padrinho dia mez e anno ut supra.do Padr.º Manoel+Afonço

O C.ª José Dias Ferr.ª 

O menino veio a ser o Padre Manuel Afonso e Silva que realizou um vastíssimo trabalho para o desenvolvimento, progresso e valorização da freguesia de Alqueidão da Serra.

O Padre Afonso deixou quase toda a sua fortuna para o Seminário de Santarém, com a obrigação de este educar gratuitamente, sempre, um aluno das freguesias do Alqueidão e de Alcaria.

Embora sejam naturais de Alcaria o Padre Afonso e sua irmã Thereza Affonsa ficaram sepultados no cemitério de Alqueidão da Serra.

– Em 3 de Abril de 1891 Francisco Ferreira Cacella era professor de ensino primário de Alcaria e regente do curso nocturno em Alqueidão da Serra.

– Em 1919 Laura Santos natural de Alcaria era professora primária em Alqueidão da Serra.

– Francisco dos Santos nascido em Alcaria, figura na lista dos alqueidanenses que combateram na 1º guerra mundial, porque, desde os sete anos, viveu no Alqueidão, onde constituiu família e de onde se considerava natural. Por muitos anos exerceu o ofício de ferreiro, aprendido com Beltrão dos Santos, que o criou.

 Alcaria

Freguesia de invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.

Alcaria

Pertenceu ao concelho de Porto de Mós, extinto em 7 de Setembro de 1895 passou para o de Alcobaça. Restaurado o concelho de Porto de Mós por decreto de 13 de Janeiro de 1898, voltou a pertencer-lhe.

Alqueidão da Serra

Freguesia de invocação de São José

São José

Foi curato anual da apresentação do Bispo de Leiria. Por decreto de 7 de Setembro de 1895, foi anexada ao concelho de Leiria e por Decreto de 13 de Janeiro de 1898 que restaurou o de Porto de Mós, voltou a fazer parte dele.

Esta entrada foi publicada em Alqueidão. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s