Comemora-se a 10 de Novembro.
O objectivo deste dia é consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos.
É nas escolas que este dia é comemorado realizando actividades tais como:
- Apanhar bolotas;
- Semear as bolotas no campo a partir das quais se desenvolverão os carvalhos;
- Semear as bolotas em vasos para no ano seguinte terem pequenos carvalhos para plantar;
No passado a bolota servia unicamente para dar aos porcos como alimento, no entanto ela também pode ter um papel muito importante na alimentação humana.
Novos estudos mostram que a bolota tem um enorme potencial: sem glúten, com alto poder antioxidante, uma gordura semelhante à do azeite e até compostos que podem ajudar ao combate de doenças como o cancro e o Alzheimer.
O Outono é a altura ideal para recolher as bolotas. Para fazer a farinha a primeira coisa a fazer é cozer as bolotas, sem serem cortadas e com a casca. Depois de cozidas descascam-se e moem-se na picadora.
Para fazer o pão, a receita encontra-se aqui
Curiosidades sobre as Bolotas
- Na Idade Média usava-se em Portugal o recheio de bolota triturada para curar doenças sexualmente transmissíveis.
- Devido à escassez de cereais no Inverno os Lusitanos apanhavam bolotas no Outono e transformavam-nas em farinha para fazer pão. Assim tinham pão durante todo o Inverno.
- Bollõtâ Gin, um dry Gin criado no Alentejo, tem como principal constituinte a Bolota! Contém aromas terrestres, base de zimbro, semente de coentro, raiz de argélica, alecrim, casca de frutos cítricos, mas o ingrediente principal é a Bolota.