Comemora-se a 12 de Novembro. Esta efeméride serve para sensibilizar a comunidade para a Pneumonia e os problemas com ela relacionados.
O tema do Dia Mundial da Pneumonia 2016 “Mantenha a promessa. Pare a pneumonia agora”, faz alusão à necessidade de cumprir com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Organização das Nações Unidas, através da travagem da pneumonia.
Em Portugal, e de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), os últimos dados divulgados pelo Programa Nacional para as Doenças Respiratórias, da DGS, revelam que as pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória em Portugal Continental, representando 46%.
Sintomas de Pneumonia
- dores no tórax
- expetoração com secreção amarela (ou com sangue)
- falta de ar
- febre
- tosse forte
O tratamento das pneumonias é difícil por causa da gravidade da doença, e por outros factores como idade, doenças crónicas, e também devido à emergência de bactérias resistentes aos antibióticos, sendo Portugal um dos países europeus com maior prevalência de bactérias multirresistentes.
O que devemos fazer
- Ter especial cuidado e preocupação em manter uma vida saudável;
- Fazer caminhadas diárias,
- Fugir de ambientes poluídos, com fumos, poeiras e substâncias que possam causar alergias respiratórias;
- Arejar muito bem a casa;
- Evitar contato com pessoas engripadas, porque esta doença transmitem-se pelo ar;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, onde a contaminação é mais frequente;
- Respirar sempre pelo nariz e não pela boca. As narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
- Manter uma higiene pessoal adequada. Lavar as mãos muitas vezes, porque elas são o principal veículo de transporte de microrganismos.
- Aumentar o consumo de fruta, principal fornecedor de vitamina C, tão indispensável ao aumento de resistências do nosso organismo.
- Iniciar o dia com um bom pequeno-almoço e acabar com um jantar ou ceia leve;
- Beber muitos líquidos, água, chás, tisanas.
Caminhe lado a lado com a Natureza
O que devemos evitar
- O cansaço extremo e o stress;
- A auto-medicação. As doenças têm sintomas semelhantes, e só um médico pode avaliar corretamente o tipo de doença e como deve ser tratada.