Porque é importante reciclar as pilhas
Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de outras substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amónia e o negro de acetileno. Para além disto as pilhas alcalinas contém ainda o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece.
Os metais pesados existentes no interior das pilhas não se degradam e são extremamente perigosos para a saúde e para o meio ambiente.
Por isso, pilhas e baterias representam hoje em dia um sério problema ambiental.
Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor, mas os metais pesados nunca se degradam. Em contacto com a humidade, água ou calor, os componentes tóxicos derramam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.
Com as chuvas, eles penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, contaminando nascentes e riachos. A água contaminada entra facilmente na cadeia alimentar humana.
Os metais pesados têm uma capacidade surpreendente para se acumular no corpo humano e em todos os organismos vivos, que são incapazes de os eliminar, comprometendo gravemente a saúde.
De entre as doenças provocadas pela contaminação com metais pesados está a anemia, debilidade, paralisia parcial, e cancro, mas eles também prejudicam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.
Daí que seja fundamental reciclar as pilhas.
COMO É FEITA A RECICLAGEM
As pilhas e baterias são desencapadas e os seus metais são queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes.
Neste processo é possível recapturar materiais tais como manganês, zinco, aço e carbono que voltam a ser usados em processos produtivos, como por exemplo na indústria de refractários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos nem para as pessoas nem para o ambiente.
A Ecopilhas, é a primeira entidade gestora em Portugal dedicada à recolha e reciclagem de pilhas e baterias.
A Ecopilhas celebra protocolos de colaboração com diversas entidades, (retalhistas, organismos da administração pública, escolas e universidades, hospitais, centros de Saúde, e outros estabelecimentos), que passam a ser os Ecoparceiros, em que estes se comprometem a receber recetáculos específicos para recolha de pilhas, ou seja, os Pilhões.
A recolha será efetuada pela Ecopilhas diretamente nas instalações do Ecoparceiro, após pedido expresso do Ecoparceiro e sem qualquer custo para este.
Recolha
O cidadão desempenha o papel principal no sucesso de todo o sistema de reciclagem ao depositar as suas pilhas e acumuladores usados nos canais disponíveis de recolha seletiva, que são:
- Os Pilhões colocados pelas Autarquias, nos seus Ecopontos.
- Os Pilhões disponíveis nos Hiper e Supermercados, Retalhistas e outras Entidades.
As pilhas usadas que juntamos em nossas casas ficam nos colectores de pilhas dos Supermercados quando vamos à compras.
No Alqueidão da Serra existe atualmente um único ponto de recolha de pilhas usadas, que é a sede da nossa Junta de Freguesia.
Importa que se importe com a tarefa de cuidar da natureza. E todos nós receberemos os benefícios de um ambiente melhor.