Ano Jubilar do Centenário das Aparições

Este ano de 2016, a 27 de Novembro,  por ser o domingo mais próximo ao dia 30 de Novembro, inicia o tempo do Advento e é também neste dia que o Santuário de Fátima dá inicio ao Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

Das cerimónias deste dia fazem parte a oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à Basílica, com uma passagem pelo pórtico jubilar, o que marcará o início do Ano Jubilar do Centenário das Aparições.

Ás 14h30 abre a exposição ‘As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo. Exposição evocativa da aparição de outubro de 1917’, no ‘Convivium’ de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Depois, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, será apresentado o tema do ano por D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego, a partir do Salmo 125 ‘O Senhor fez maravilhas’.

Haverá ainda um apontamento musical e o lançamento da medalha comemorativa do Centenário.

“O Ano Jubilar é um especial ano de graça. Os peregrinos que, durante este período, visitarem o Santuário, aí participarem em alguma celebração ou rezarem, poderão receber a Indulgência de Deus, expressão da Sua misericórdia para connosco” disse o reitor do Santuário de Fátima durante a Jornada de Abertura do Ano Jubilar, onde foi apresentada a Medalha Comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima, da autoria do mestre Avelino Leite.

O Pórtico Jubilar

A criação deste Pórtico Jubilar evoca “a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia”.

1917

O pórtico simboliza também a ideia de uma `porta santa, sendo que a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz.

Esta entrada foi publicada em Datas Comemorativas. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s