São Brás

O dia de São Brás comemora-se anualmente a 3 de Fevereiro.

Na igreja do Alqueidão a imagem de São Brás encontra-se à veneração dos fiéis, no nicho do lado esquerdo do altar de Nossa Senhora de Lurdes.

Pedidos de intercessão e orações são dirigidos a São Brás quando existem doenças ou complicações relacionadas com a garganta.

dsc07744

São Brás é o padroeiro dos veterinários, dos animais, dos pedreiros, escultores, operários de construção civil, e é também o protetor contra as dores de garganta.

Quem foi São Brás?

Nasceu na Arménia, era médico e era muito bom na sua profissão, mas sentia falta de ter Deus no seu coração, e então começou a procurar mais a Deus.

O seu encontro com Deus também foi transmitido aos seus doentes, uma vez que muitas pessoas começaram a ser evangelizadas por ele quando eram atendidas.

Depois de algum tempo de evangelização na sua profissão, São Brás resolveu deixar o trabalho e entrar em retiro para ter mais tempo para rezar, fazer penitência, e interceder para que mais pessoas se encontrassem com Deus.

Sabendo da santidade de São Brás, o povo chamou-o para substituir o bispo de Sebaste que tinha morrido. São Brás disposto a fazer a vontade de Deus, foi ordenado padre e depois foi bispo daquele lugar.

Como naquela época a Igreja era muito perseguida, São Brás foi preso e convidado a renunciar à sua fé, mas ele negou fazer isso e foi encaminhado ao martírio.

A caminho do seu martírio, quando iam matá-lo, uma mãe chegou junto dele com o filho que estava a morrer engasgado com uma espinha de peixe. São Brás olhou para o menino fez uma oração a Deus e milagrosamente a espinha saiu da garganta da criança. É por este motivo que São Brás é conhecido como o protetor da garganta.

A bênção de São Brás:
Por intercessão de São Brás,
Bispo e Mártir,
livre-te Deus do mal da garganta
e de qualquer outra doença.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ámen.

Esta entrada foi publicada em A Vida dos Santos. ligação permanente.

Uma resposta a São Brás

  1. BeckyB diz:

    Só nos perguntamos esta semana sobre São Brás e quem ele era. Fascinante história – muito obrigada por compartilhá-lo conosco

    PS eu espero que o Google Tradutor tenha feito uma tradução razoável!

    Gostar

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s