Dia dos Namorados

14 de Fevereiro

No século III d.c. o Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos para assim mais facilmente poder juntar soldados para as suas tropas.

Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitando este decreto imperial continuou a realizar os casamentos. Quando o segredo foi descoberto Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Enquanto esteve preso Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas, o que está na origem da troca de cartões neste dia, a que chamamos de “valentines”.

valentine

A execução de Valentim ocorreu no dia 14 de Fevereiro, e por isso nesta data celebramos o Dia de São Valentim, o padroeiro do namoro, noivado e casamento.

O Namoro

Nas décadas de 30 a 70, do século passado, a maioria dos namoros tinha o mesmo padrão: Nada de intimidades. O casal namorava nos limites da casa dos pais da rapariga, debaixo dos olhares de irmãos, pais, etc. O objectivo do namoro era o casamento.

Quando os namorados saiam para passear pelo campo nunca iam sozinhos. Se não fossem em grupos, alguém teria que os acompanhar.

saoeze

Em frente: O Zé Mercelino e São ———– Ao fundo: O Ti Alberto e a Maria Isaura

Aproveitavam muitas vezes as idas à Fonte para namorar pelo caminho, ou enquanto esperavam que o cântaro enchesse nas bicas de bronze que existiam na fonte. Tal como referiam os versos da cantiga “Hino ao Alqueidão”:

Vai-se lá abaixo à fonte
que alegria lá passar
Aos pares pelo caminho
Vão murmurando baixinho
pra ninguém os escutar.
 Oh que lindos carreirinhos
que acarretam a saudade
aonde os pares vão sozinhos
Alegres muito juntinhos
Quando se tem amizade.
namoro

Almanaque e Lhuca

Hoje em dia, esta é mais uma data que é sinónimo de consumismo. As pessoas parecem achar que as demonstrações de afecto e carinho se resumem a este dia, e dispersam-se por entre ofertas de chocolates e flores, peluches com declarações de amor, pacotes especiais em hotéis de luxo, restaurantes e spas.

Era bom não esquecer que as pessoas especiais, também o são nos outros dias do ano, e Dia dos Namorados é sempre que um homem quiser…

Esta entrada foi publicada em Datas com História. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s