Rosmaninho

Durante os meses de Primavera e Verão, quando percorremos os caminhos da serra, sentimos o perfume das ervas aromáticas que crescem livremente e se espalham pelos terrenos não cultivados. Podemos encontrar facilmente tomilho (a que chamamos de pimenteira), alecrim, poejo e espécies diferentes de rosmaninho.

Os rosmaninhos são pequenos arbustos lenhosos, que identificamos facilmente pelo aroma que libertam, e pelas espigas cor de violeta que enfeitam o topo.

rosmaninho

rosmaninho

Os rosmaninhos para além de enfeitarem a paisagem também são usados na culinária, mas para isso, é preciso conseguir identificar este ingrediente no campo. Será que as novas gerações de cozinheiros conseguem identificar o rosmaninho no campo (em vez de o comprar no supermercado) e usá-lo como se fazia antigamente?

Rosmaninho1

Outros Benefícios do Rosmaninho

A planta pode ser usada como anti-inflamatório por meio de massagens. É também indicada para limpar o fígado em casos de excessos de bebidas alcoólicas, e no tratamento de bronquite, asma e enxaqueca.

Rosmaninho no penedo da aveia

O Rosmaninho cresce espontaneamente na serra, mas podemos trazê-lo para mais perto das nossas casas. A planta não é muito exigente e não precisa de grandes cuidados. É necessário que seja plantada no local definitivo. Não precisa de muita água nem de nutrientes (a planta é espontânea até em terrenos pobres em nutrientes). A adubação no fim do outono e no inicio da primavera ajuda a estimular o seu crescimento.

A melhor altura para a colheita é quando estiver em flor porque é neste período que o aroma e sabor estão mais intensos.

rosmaninho

rosmaninho

Esta entrada foi publicada em Plantas Silvestres. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s