Durante os meses de Primavera e Verão, quando percorremos os caminhos da serra, sentimos o perfume das ervas aromáticas que crescem livremente e se espalham pelos terrenos não cultivados. Podemos encontrar facilmente tomilho (a que chamamos de pimenteira), alecrim, poejo e espécies diferentes de rosmaninho.
Os rosmaninhos são pequenos arbustos lenhosos, que identificamos facilmente pelo aroma que libertam, e pelas espigas cor de violeta que enfeitam o topo.

rosmaninho
Os rosmaninhos para além de enfeitarem a paisagem também são usados na culinária, mas para isso, é preciso conseguir identificar este ingrediente no campo. Será que as novas gerações de cozinheiros conseguem identificar o rosmaninho no campo (em vez de o comprar no supermercado) e usá-lo como se fazia antigamente?
Outros Benefícios do Rosmaninho
A planta pode ser usada como anti-inflamatório por meio de massagens. É também indicada para limpar o fígado em casos de excessos de bebidas alcoólicas, e no tratamento de bronquite, asma e enxaqueca.
O Rosmaninho cresce espontaneamente na serra, mas podemos trazê-lo para mais perto das nossas casas. A planta não é muito exigente e não precisa de grandes cuidados. É necessário que seja plantada no local definitivo. Não precisa de muita água nem de nutrientes (a planta é espontânea até em terrenos pobres em nutrientes). A adubação no fim do outono e no inicio da primavera ajuda a estimular o seu crescimento.
A melhor altura para a colheita é quando estiver em flor porque é neste período que o aroma e sabor estão mais intensos.

rosmaninho