Malagueta

Existem centenas de tipos diferentes de Malaguetas que variam em tamanho, forma, cor e intensidade de sabor «picante».

Malaguetas

As malaguetas são conhecidas pelas suas características afrodisíacas. São também consideradas um importante alimento na defesa do sistema imunitário porque as suas características têm capacidade para estimular a circulação sanguínea e irrigar os órgãos.

De onde vieram as Malaguetas

Em 1453 quando Constantinoplia caiu,  a pimenta deixou de ser comercializada. Procurando alternativas para contornar este problema,  os marinheiros encontraram um substituto: a malagueta.

Os navegadores portugueses trouxeram a malagueta para Portugal e para o Brasil, e ficou com o nome de pimenta-malaguta.

Utilização

As malaguetas são usadas como alimento e tempero e veneradas pelas suas qualidades medicinais. O componente activo é a capsaicina.

Estudos comprovam que quando a capsaicina é utilizada tanto por via oral como por aplicação local, tem capacidade para reduzir a inflamação de dores relacionadas com artrite reumatóide e fibromialgia, e de travar a propagação das células tumorais.

A ingestão de malaguetas está associada à perda de peso, porque a capsaicina têm a capacidade de regular o metabolismo, e de fazer com que se verifique um aumento do gasto energético e uma consequente redução da gordura corporal.

Curiosidades sobre a malagueta

Foram os astecas que descobriram que as malaguetas tinham propriedades medicinais importantes, que faziam baixar a pressão arterial, relaxando as artérias.

Em 1912 Wilbur Scoville fez a escala para classificar o picante das malaguetas. A escala vai de zero SHU a 16.000.000 SHU.

Um dos pimentos mais picantes do mundo é o Bhut jolokia, que tem origem no Bangladesh e Sri-Lanka e o cumari-do-pará (Brasil), que também pode chegar aos 300 mil SHU.

Oficialmente, o pimento mais picante do mundo e homolgado pelo «Guinness Book of Records» é originario da Trinidad e Tobag, chama-se Trinidad Scorpion Butch T (escala:  1,463,700 SHU). Na colheita é aconselhável usar luvas e deve ser preparado usando máscara protetora.

As malaguetas também são conhecidas por afastar os maus espíritos e os desgostos.

Vamos lá…

Plantar Malaguetas

Para conseguir as sementes basta secar uma malagueta ao sol e retirar as sementes que estão prontas para ser plantadas.

Não existe uma época definida já que elas crescem durante todo o ano com qualquer tipo de tempo, no entanto é mais rápido durante o tempo quente entre Maio e Julho.

O tempo que demora até se poderem colher é de aproximadamente 2-3 meses, e cada planta gera normalmente entre 10-30 malaguetas dependendo da espécie.

Antes de semear coloque a semente durante um dia dentro de água, depois pode semear em casa dentro de tabuleiros, para mais tarde tansplantar para vasos ou directamente no campo.

Coloque a semente na terra e em seguida cobra com 1cm de terra. Durante a fase de germinação é melhor manter a terra sempre húmida, assim que crescer cerca de 10 cm estão prontas para ser mudadas.

A mudança deve ser feira para terra com boa drenagem e as plantinhas  devem ser colocadas a cerca de 30 cm de distancias umas das outras. Quando atingirem um tamanho médio, já não necessário regar muitas vezes.

A planta da malagueta é muito resistente ao clima, às pragas e doenças e suporta-se sozinha, no entanto nos dias de muito frio poderá cobrir-se com uma rede ou plástico para evitar que a geada queime as folhas e estrague as suas malaguetas.

Aproximadamente 60 dias depois de terem sido plantadas. as malaguetas estarão prontas para serem colhidas.

Esta entrada foi publicada em Hortas e Quintais. ligação permanente.

Obrigado pela visita. Volte sempre!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s